Header Ads


Sem saber, idosa usava pedra de R$ 6 milhões para travar porta.

   Pepita de âmbar usada como batente de porta por idosa por anos está exposta em museu.  —  Foto: Reprodução/Buzău County Museum.

Sem saber, idosa usava pedra de R$ 6 milhões para travar porta.
Publicado no Conexão Notícia  em 09.abril.2025. Atualizado em 10.abril.2025.

Grupo no WhatsApp Preciosidade da peça só foi descoberta após a morte da senhora. 
-
-
Durante décadas, uma idosa residente na comuna de Colţi, no condado de Buzău, Romênia, utilizou uma pedra de 3,5 quilos para manter a porta de sua casa aberta, sem saber que se tratava de uma valiosa pepita de âmbar.

Origem da descoberta

A senhora encontrou a pedra nas margens de um riacho próximo à sua residência. A região de Colţi é conhecida por seus depósitos de âmbar, uma resina fossilizada apreciada por sua beleza e uso em joalheria.

Valor inestimável da pepita

Após o falecimento da idosa em 1991, um parente herdou a propriedade e notou a singularidade da pedra. Suspeitando de seu possível valor, levou-a às autoridades romenas, que a encaminharam para análise no Museu de História de Cracóvia, na Polônia. 
-
-
Especialistas confirmaram tratar-se de uma das maiores pepitas de âmbar já registradas, com idade estimada entre 38,5 e 70 milhões de anos.

Classificação como tesouro nacional

Reconhecendo a importância científica e cultural da peça, o governo romeno adquiriu a pepita e a declarou como tesouro nacional. Desde 2022, a pedra está em exibição no Museu Provincial de Buzău, atraindo a atenção de pesquisadores e visitantes.

Importância do âmbar na região

A Romênia, especialmente o condado de Buzău, possui ricos depósitos de âmbar. A descoberta desta pepita ressalta a relevância da região na produção dessa resina fossilizada, conhecida localmente como "rumanita".

Curiosidade sobre a descoberta

Curiosamente, durante os anos em que a pedra foi usada como peso de porta, a casa da idosa foi alvo de ladrões que levaram joias e outros objetos de valor, mas ignoraram a pepita de âmbar, desconhecendo seu verdadeiro valor.
-
-
Conexão Notícia com informações do Pleno News.
Edição Geral: CN.

Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.