Header Ads


Devocional: Ouça a Deus.

   Josias, porém, não deu ouvidos às palavras de Neco, que ele havia falado a mando de Deus…  —  Foto: Reprodução/Canva.

Devocional: Ouça a Deus.
Publicado no Conexão Notícia em 30.março.2025.

Grupo no WhatsApp Recusar-se a ouvir pode ter péssimas consequências. Um exemplo trágico disso é a vida de Josias, um rei bom e fiel.  
-
-
Era terrivelmente tedioso ir e voltar da faculdade cruzando uma área de deserto. Como a estrada era longa e reta, muitas vezes dirigi mais rápido do que deveria. 

Primeiro, fui advertido pela patrulha rodoviária. Depois, recebi uma multa. E na sequência, fui autuado e processado uma segunda vez exatamente por infringir a lei no mesmo lugar.

Recusar-se a ouvir pode ter péssimas consequências. Um exemplo trágico disso é a vida de Josias, um rei bom e fiel. 

Quando Neco, rei do Egito, marchou pelo território de Judá para ajudar a Assíria na batalha contra a Babilônia, Josias saiu para combatê-lo. 

Neco enviou mensageiros dizendo-lhe: “Deus ordenou que eu me apressasse! Não interfira com Deus, que está comigo…” (2 Crônicas 35:21). 

Deus realmente enviou Neco, mas Josias “não deu ouvidos às palavras de Neco, que ele havia falado a mando de Deus […] 

Em vez disso […] levou seu exército para a batalha na planície de Megido” (v.22). Josias foi ferido fatalmente na batalha, e “todo o Judá e Jerusalém lamentaram por ele” (v.24).
-
-
Josias, que amava a Deus, descobriu que insistir em sua própria maneira, sem investir seu tempo para ouvir a Deus ou a Sua sabedoria, vinda por meio de outros, nunca termina bem. 

Que Deus nos dê a humildade necessária para sempre nos examinarmos e levarmos a Sua sabedoria a sério.

Josias, porém, não deu ouvidos às palavras de Neco, que ele havia falado a mando de Deus… v.22

Reflita e ore comigo

Por que você precisa da sabedoria divina? O que você fará para ouvir o Senhor hoje?

Deus, ajuda-me a ser humilde e a ouvir a Tua sabedoria. Obrigado pela sabedoria que me concedes.

Por: James Banks
-
-
Referência bíblica: 2 Crônicas 35:20-27

20. Depois que Josias terminou de restaurar o templo, Neco, rei do Egito, levou seu exército para Carquemis, junto ao rio Eufrates, e Josias e seu exército saíram para lutar contra ele.

21. O rei Neco, porém, enviou mensageiros a Josias para lhe dizer: “O que quer comigo, rei de Judá? Hoje não tenho nada contra você! Estou a caminho da batalha contra outra nação, e Deus ordenou que eu me apressasse! Não interfira com Deus, que está comigo, ou ele o destruirá”.

22. Josias, porém, não deu ouvidos às palavras de Neco, que ele havia falado a mando de Deus, e não quis voltar atrás. Em vez disso, disfarçou-se e levou seu exército para a batalha na planície de Megido.

23. Arqueiros do inimigo atingiram o rei Josias com suas flechas, e ele gritou para seus homens: “Tirem-me da batalha, pois estou gravemente ferido!”.

24. Então tiraram Josias de sua carruagem e o colocaram em outra. Levaram-no de volta para Jerusalém, onde morreu e foi sepultado no cemitério dos reis. Todo o Judá e Jerusalém lamentaram por ele.

25. O profeta Jeremias compôs cânticos fúnebres em homenagem a Josias, e até hoje os cantores e cantoras ainda entoam esses lamentos sobre sua morte. Eles se tornaram uma tradição e estão registrados no Livro das Lamentações.
-
-
26. Os demais acontecimentos do reinado de Josias e seus atos de devoção, realizados de acordo com a lei do SENHOR,

27. do início ao fim, estão registrados no Livro dos Reis de Israel e de J. 

Assista o Devocional:
 

Veja Também: 
-
-
Fonte: Ministério Pão Diário.

Edição Geral: CN.

Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!

Tecnologia do Blogger.