Header Ads


Governo avalia antecipar pagamento do 13º para beneficiários do INSS, diz secretário.

     Possível antecipação em Abril ou Maio. —  Foto/Reprodução/freepik.

Governo avalia antecipar pagamento do 13º para beneficiários do INSS, diz secretário.
Publicado no Conexão Notícia em 27.março.2025.

Grupo no WhatsApp | A antecipação do 13º salário injetaria recursos na economia, o que pode ter um impacto positivo no consumo e no crescimento econômico.
-
-
O governo federal está considerando a possibilidade de antecipar o pagamento do 13º salário para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, ainda não há uma decisão definitiva sobre o período exato da antecipação, mas as opções em análise são abril e maio ou maio e junho.

Decisão pendente e impacto econômico

Rogério Ceron explicou que as discussões internas no governo estão em andamento para definir a melhor janela para a antecipação. 

Ele ressaltou que a decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que uma definição deve ser anunciada nos próximos dias. 

A antecipação do 13º salário injetaria recursos na economia, o que pode ter um impacto positivo no consumo e no crescimento econômico.
-
-
Bloqueio no orçamento em avaliação

O secretário do Tesouro também comentou sobre a possibilidade de bloqueio no orçamento. Ele afirmou que a tendência do governo é publicar apenas o relatório de avaliação de receitas e despesas em maio, sem nenhuma publicação antecipada. 

Ceron ressaltou que a avaliação atual é de que é possível aguardar o relatório bimestral de maio para determinar a necessidade e a dimensão de um eventual bloqueio.

Contração fiscal no primeiro bimestre

Rogério Ceron destacou que houve uma contração fiscal relevante no primeiro bimestre de 2025. Segundo ele, o superávit acumulado foi superior ao do ano passado, e as despesas apresentaram um decréscimo. 

O secretário mencionou a questão dos precatórios, que foram pagos posteriormente de forma intencional para evitar um estímulo fiscal excessivo no início do ano.
-
-
Harmonização da política fiscal e monetária

Ceron enfatizou a importância da harmonização da política fiscal com a política monetária neste momento, diante da necessidade de ancorar as expectativas e convergir a inflação para a meta estabelecida. 

Ele ressaltou que a limitação da execução orçamentária e o decreto provisório de execução orçamentária contribuem para esse esforço, promovendo uma contração no curto prazo.

Próximos passos e relatório de Março

O secretário do Tesouro informou que o movimento de contração fiscal ficará mais claro no relatório do Tesouro referente ao resultado de março. 

Técnicos do governo também estão trabalhando na apuração e atualização dos números do orçamento para embasar o próximo relatório de avaliação de despesas e receitas, que deve ser publicado em maio, sem a necessidade de um documento adicional.
-
-
Benefícios da antecipação do 13º para beneficiários

A antecipação do 13º salário pode trazer benefícios significativos para os beneficiários do INSS, proporcionando um alívio financeiro e permitindo que eles planejem seus gastos com antecedência. 

Além disso, a medida pode impulsionar a economia, aquecendo o comércio e os serviços em um período de maior necessidade para muitas famílias.


Fonte: Conexão Notícia, com informações do portal MSN.

Edição Geral: CN.

Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
-
-
Tecnologia do Blogger.