Header Ads


Pão Diário do Dia: Extirpando os pecados.

   Por meio da confissão e arrependimento, experimentamos o perdão e a libertação do pecado.  —  Foto: Reprodução/Canva.

Pão Diário do Dia: Extirpando os pecados.
Publicado no Conexão Notícia em 19.março.2025.

Grupo no WhatsApp Quando ignoramos ou negamos sua presença, o pecado pode invadir a nossa vida, crescer sem que queiramos e obscurecer nossa individualidade. 
-
-
Ao notar um raminho ao lado da mangueira do jardim, ignorei aquela erva aparentemente inofensiva. Como um pequeno matinho poderia danificar nosso gramado? 

Mas com o passar das semanas, o brotinho cresceu e se tornou um pequeno arbusto, e começou a tomar conta do nosso quintal. Seus talos tomaram conta de uma parte da calçada da nossa entrada e brotaram em outras áreas. 

Admitindo sua existência destrutiva, pedi ao meu marido para me ajudar a extirpar o matinho pela raiz e depois proteger nosso quintal com herbicida.

Quando ignoramos ou negamos sua presença, o pecado pode invadir a nossa vida, crescer sem que queiramos e obscurecer nossa individualidade. 

Em Deus, não há treva alguma. Como Seus filhos, somos capacitados e cobrados a enfrentar os pecados para que possamos “[viver] na luz, como Deus está na luz” (1 João 1:7). 
-
-
Por meio da confissão e arrependimento, experimentamos o perdão e a libertação do pecado (vv.8-10) porque temos um grande advogado, Jesus (2:1). 

Ele pagou voluntariamente o preço final por nossos pecados — Seu sangue — e não somente os nossos, mas de todo o mundo (v.2).

Referência bíblica: 1 João 1:5-2:2

1 João 1

1. Proclamamos a vocês aquele que existia desde o princípio, aquele que ouvimos e vimos com nossos próprios olhos e tocamos com nossas próprias mãos. Ele é a Palavra da vida.

2. Aquele que é a vida nos foi revelado, e nós o vimos. Agora, testemunhamos e lhes proclamamos que ele é a vida eterna. Ele estava com o Pai e nos foi revelado.

3. Anunciamos-lhes aquilo que nós mesmos vimos e ouvimos, para que tenham comunhão conosco. E nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.
-
-
4. Escrevemos estas coisas para que vocês participem plenamente de nossa alegria.

5. Esta é a mensagem que ouvimos dele e que agora lhes transmitimos: Deus é luz, e nele não há escuridão alguma.

6. Portanto, se afirmamos que temos comunhão com ele mas vivemos na escuridão, mentimos e não praticamos a verdade.

7. Mas, se vivemos na luz, como Deus está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

8. Se afirmamos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos e não vivemos na verdade.

9. Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
-
-
10. Se afirmamos que não pecamos, chamamos Deus de mentiroso e mostramos que não há em nós lugar para sua palavra.

1 João 2

1. Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, contudo, alguém pecar, temos um advogado que defende nossa causa diante do Pai: Jesus Cristo, aquele que é justo.

2. Ele mesmo é o sacrifício para o perdão de nossos pecados, e não apenas de nossos pecados, mas dos pecados de todo o mundo.

3. E sabemos que o conhecemos se obedecemos a seus mandamentos.

4. Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece a seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele.

5. Mas quem obedece à palavra de Deus mostra que o amor que vem dele está se aperfeiçoando em sua vida. Desse modo, sabemos que estamos nele.
-
-
6. Quem afirma que permanece nele deve viver como ele viveu.

7. Amados, não lhes escrevo um novo mandamento, mas um antigo, que vocês têm desde o princípio. É a mesma mensagem que ouviram antes.

8. E, no entanto, também é um novo mandamento, cuja verdade ele demonstrou, e vocês também a demonstram. Pois a escuridão está se dissipando, e a verdadeira luz já brilha.

9. Se alguém afirma: “Estou na luz”, mas odeia seu irmão, ainda está na escuridão.

10. Quem ama seu irmão permanece na luz e não leva outros a tropeçar.

11. Mas quem odeia seu irmão ainda está na escuridão e anda na escuridão. Não sabe para onde vai, pois a escuridão o cegou.

12. Escrevo a vocês, filhinhos, porque seus pecados foram perdoados pelo nome de Jesus.
-
-
13. Escrevo a vocês, pais, porque conhecem aquele que existia desde o princípio. Escrevo a vocês, jovens, porque venceram a batalha contra o maligno.

14. Escrevi a vocês, filhinhos, porque conhecem o Pai. Escrevi a vocês, pais, porque conhecem aquele que existia desde o princípio. Escrevi a vocês, jovens, porque são fortes. A palavra de Deus permanece em seu coração, e vocês venceram o maligno.

15. Não amem este mundo, nem as coisas que ele oferece, pois, quando amam o mundo, o amor do Pai não está em vocês.

16. Porque o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens. Isso não provém do Pai, mas do mundo.

17. E este mundo passa, e com ele tudo que as pessoas tanto desejam. Mas quem faz o que agrada a Deus vive para sempre.
-
-
18. Filhinhos, chegou a hora final. Vocês ouviram que o anticristo está por vir, e muitos anticristos já apareceram. Por isso sabemos que chegou a hora final.

19. Eles saíram de nosso meio, mas, na verdade, nunca foram dos nossos; do contrário, teriam permanecido conosco. Quando saíram, mostraram que não eram dos nossos.

20. Mas vocês não são assim, pois o Santo lhes deu sua unção, e todos vocês conhecem a verdade.

21. Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque a conhecem e sabem que a verdade não produz mentira alguma.

22. E quem é mentiroso? Aquele que afirma que Jesus não é o Cristo. Quem nega o Pai e o Filho é o anticristo.

23. Aquele que nega o Filho também não tem o Pai. Quem reconhece o Filho tem também o Pai.

24. Portanto, cuidem para que permaneça em vocês o que lhes foi ensinado desde o começo. Se o fizerem, permanecerão em comunhão com o Filho e com o Pai.
-
-
25. E, nessa comunhão, desfrutamos a vida eterna que ele nos prometeu.

26. Escrevo estas coisas para adverti-los sobre os que desejam enganá-los.

27. Vocês, porém, receberam dele a unção, e ela permanece em vocês, de modo que não precisam que alguém lhes ensine a verdade. Pois o que a unção lhes ensina é verdade, e não mentira, e é tudo que precisam saber. Portanto, como lhes ensinou a unção, permaneçam nele.

28. Agora, filhinhos, permaneçam nele para que, quando ele voltar, estejamos confiantes e não nos afastemos dele, envergonhados.

29. Porque sabemos que ele é justo, também sabemos que todo o que pratica a justiça é nascido de Deus.

Quando Deus traz nosso pecado à tona, podemos escolher a negação, a fuga ou o desvio da responsabilidade. Quando arrependidos os confessamos, Ele elimina os pecados que prejudicam nossa comunhão com o Senhor e com os outros.

Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados… 1:9
-
-
Reflita e ore comigo

Quais pecados se enraizaram e precisam ser extirpados de sua vida?

Pai, limpa-me dos meus pecados, para que eu possa me aproximar mais de ti e dos outros.

Assista:
-
-
Veja Também: 

Fonte: Ministério Pão Diário.

Edição Geral: CN.

Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!

Tecnologia do Blogger.