Header Ads


Voluntários atendem uma família da Carolina em luto por uma perda terrível

        Ryan e Anna Wiebe ecoaram o que muitos outros disseram sobre a devastação mortal do furacão Helene nas montanhas. "Ninguém esperava que fosse tão ruim. Quando a água chegou na casa, pensei que a tempestade tinha acabado. Mas não tinha acabado.". — Foto: Reprodução/Samaritan's Purse.

Voluntários atendem uma família da Carolina em luto por uma perda terrível.
Publicado no Conexão Notícia em 01.novembro.2024.   

Grupos no WhatsApp Uma equipe da Samaritan's Purse ajudou uma família em luto pela perda de entes queridos da Ucrânia que fugiram da guerra e perderam a vida quando o furacão Helene levou sua casa. 

Nada restou onde antes ficava a casa de sua irmã. Nenhum móvel, roupas ou pratos de cozinha. Anna Wiebe e seu marido, Ryan, ficaram em silêncio enquanto olhavam para a extensão de água que agora consumia a propriedade da família. Nenhum dos dois sabia o que dizer. “Eu estava entorpecida e incrédula. Eu não conseguia acreditar que isso estava acontecendo”, ela disse.

“Eu disse ao Ryan que eles tinham ido embora. Nós choramos até dormir naquela noite.”

Apenas algumas horas antes, Anna havia ligado para sua irmã, Anastasia, que morava na mesma rua. Todos na casa de sua irmã estavam sãos e salvos. Mas agora, todas as evidências de sua existência haviam sido varridas pelas corredeiras furiosas do furacão Helene.
-
-
Uma tragédia inesperada acontece

A irmã, a mãe, o cunhado e o sobrinho de Anna fugiram da guerra na Ucrânia há dois anos e se estabeleceram perto de Anna, Ryan e seus dois filhos adolescentes em Burnsville, Carolina do Norte.

        A Samaritan's Purse teve o privilégio de ajudá-los a recuperar pertences e remover madeira podre para que pudessem pensar em dar o próximo passo. — Foto: Reprodução/Samaritan's Purse.

Anna, que se mudou da Ucrânia para os Estados Unidos há cerca de 25 anos, ficou aliviada que sua família extensa conseguiu escapar do país devastado pela guerra. Ela pensou que eles estariam seguros nas belas e serenas montanhas do oeste da Carolina do Norte, e tê-los por perto significava que Anna poderia ajudar sua irmã a cuidar de sua mãe, que estava doente e confinada em casa.

No dia da tempestade, por volta das 6h30 da manhã, Anna disse a Anastasia que não poderia vir ajudar com a mãe porque o rio já havia transbordado e estava cobrindo a estrada. A casa de Anna e Ryan nunca havia inundado, nem mesmo o porão, e eles esperavam que as chuvas cessassem logo — mas isso não aconteceu.

        Dezenas de voluntários apareceram na casa dos Wiebes para ajudá-los a reunir pertences e remover escombros da casa. — Foto: Reprodução/Samaritan's Purse.

“Foi piorando cada vez mais. Antes que percebêssemos, a água estava entrando em nossa casa”, disse Anna. “Eu ficava pensando na minha família ucraniana. Tentei ligar para eles, mas os telefones pararam de funcionar.”
-
-
Anna e Ryan rapidamente jogaram algumas coisas nas mochilas, como carteiras e documentos importantes, e tiraram os filhos de casa e foram para um lugar mais alto. Não havia tempo a perder. “Nós fomos pela floresta. Havia árvores por todo lugar e elas estavam caindo ao nosso redor”, disse Anna.

Eles chegaram à casa da mãe de Ryan, não muito longe. Os meninos ficaram lá enquanto Ryan e Anna retornaram para procurar Anastasia e sua família. "Quando fomos, não conseguíamos ver o telhado deles nem nada", disse Anna. Tudo era água.

        Os Wiebes e os voluntários se reúnem após o trabalho. — Foto: Reprodução/Samaritan's Purse.

Eles retornaram mais tarde naquele dia, quando o rio começou a recuar e os ventos se acalmaram. “Eu já sabia que a casa não estaria lá”, disse Anna. “Eu sabia que eles tinham ido embora.”

Voluntários oferecem ajuda e esperança

Enquanto os Wiebes lamentavam a perda da família ucraniana de Anna, eles ainda precisavam ser fortes pelos filhos e lidar com as coisas em casa, que haviam sofrido muito durante a tempestade.

        Voluntários ajudaram a família a recuperar itens de sua casa. — Foto: Reprodução/Samaritan's Purse.

O furacão Helene transformou o Rio South Toe em um fluxo mortal de detritos com vários andares de altura, levando árvores, pedras e lama das nascentes e margens para as comunidades baixas dos condados de Avery, Mitchell e Yancey, no oeste da Carolina do Norte.
-
-
Os voluntários da Samaritan's Purse ajudaram a enlutada família Wiebe a limpar sua casa e recuperar itens preciosos cobertos de lama. 

O furacão Helene arrancou grandes árvores e pedras das margens do Rio South Toe, criando uma torrente mortal de água e detritos que devastou comunidades baixas.

O rio atingiu uma parede lateral e arrancou janelas ao criar um canal na casa dos Wiebes.  
A ponte perto de sua casa foi destruída pela força da água e dos destroços.
A ponte perto da casa dos Wiebes foi destruída. 

Voluntários ajudaram a família a recuperar itens de sua casa.
 
O furacão Helene transformou o Rio South Toe em um fluxo mortal de detritos com vários andares de altura, levando árvores, pedras e lama das nascentes e margens para as comunidades baixas dos condados de Avery, Mitchell e Yancey, no oeste da Carolina do Norte.

Os voluntários da Samaritan's Purse ajudaram a enlutada família Wiebe a limpar sua casa e recuperar itens preciosos cobertos de lama. 

“Era como se uma avalanche de água entrasse por um lado da casa e saísse pelo outro. Eu tinha degraus que levavam até aqui na varanda, mas agora tenho uma entrada diferente”, disse Ryan enquanto mostrava a uma equipe de voluntários da Samaritan's Purse o buraco aberto onde antes ficava uma parede.

VOLUNTÁRIO NA CAROLINA DO NORTE OCIDENTAL

Ryan e Anna ficaram aliviados e gratos quando nossa equipe chegou para ajudá-los em nome de Jesus.

“Isso é incrível. O trabalho que os voluntários estão fazendo não é fácil”, disse Anna. “Estou impressionada com a tragédia, mas também estou impressionada com o apoio das pessoas.”

        O rio encontrou canais na casa deles, primeiro arrancando a varanda e depois atravessando janelas laterais e paredes. — Foto: Reprodução/Samaritan's Purse.

Nossa equipe demonstrou o amor de Deus à família enquanto trabalhavam duro em diferentes tarefas. Eles encheram balde após balde com lama espessa que cobria uma sala dos fundos. Eles removeram móveis danificados e pertences pessoais e usaram minicarregadeiras para limpar os detritos do quintal.
-
-
“Muitas mãos fazendo o trabalho tornam tudo mais leve”, disse Ryan.

        Voluntários operaram uma escavadeira para limpar os escombros do pátio. — Foto: Reprodução/Samaritan's Purse.

Com compaixão e ternura, nossa equipe lavou cuidadosamente itens domésticos que a família queria tentar salvar. Eles espalharam os itens em lonas no quintal para que eles os separassem porque sabiam que não eram apenas "coisas"; seus pertences representavam memórias de família.

“Era do meu pai”, disse Ryan ao ver um voluntário lavando uma caneca de café que pertencera ao seu pai.

“Ela pode replantar isso”, ele disse, sorrindo para Anna enquanto um voluntário trazia uma pequena planta que havia sobrevivido.

Anna ficou encantada quando viu um membro da equipe tirando a poeira de uma foto emoldurada que sua mãe havia bordado em ponto cruz.

        Voluntários procuram objetos de valor preciosos que puderam ser recuperados depois que as águas da enchente deixaram camadas de lama, algumas com vários metros de espessura, em casas ao longo do South Toe. — Foto: Reprodução/Samaritan's Purse.

Agora que sua família ucraniana se foi, essas lembranças são ainda mais preciosas.
-
-
À medida que Ryan e Anna avançam, eles foram encorajados por nossos voluntários e capelães da Rapid Response Team que oraram com eles. Eles também receberam uma Bíblia de estudo em uma apresentação especial após a conclusão do trabalho do dia.

Por favor, ore pela família Wiebe enquanto eles lamentam a perda de seus entes queridos. Continue orando pelas muitas famílias devastadas pelo furacão Helene enquanto elas tentam seguir em frente. Por favor, ore por nossas equipes da Samaritan's Purse servindo no oeste da Carolina do Norte.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus. Eu te fortalecerei, sim, eu te ajudarei, eu te susterei com a minha destra fiel” (Isaías 41:10).

        Um voluntário trabalha cuidadosamente para remover partes de uma parede danificada.. — Foto: Reprodução/Samaritan's Purse.

No dia da tempestade, o Rio South Toe se tornou um fluxo crescente de pedras, árvores e outros detritos rio acima, varrendo as comunidades vizinhas.
 

As informações são do Siaimiairiiitiain'is Piuirisie.

Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
-
-
Tecnologia do Blogger.