Médico indica 5 frutas excelentes para comer à noite e 4 para evitar
Médico indica 5 frutas excelentes para comer à noite e 4 para evitar.
-
-
O consumo de frutas é amplamente reconhecido como uma prática saudável, mas sempre ocorre o debate sobre o que comer nesse tempo. Dessa maneira, o profissional especializado em medicina integrativa Dr. Francisco Saracuza vai indicar cinco frutas para comer à noite.
As cinco frutas para comer à noite
Kiwi
É rico em serotonina e antioxidantes. O estudo publicado no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition demonstrou que o consumo de kiwi antes de dormir pode aumentar a duração e a eficiência do sono.
Banana
É fonte de magnésio, triptofano, ajuda a relaxar os músculos e induzir o sono. Esses nutrientes são precursores da melatonina e serotonina, hormônios que regulam o ciclo do sono.
Cereja
A cereja contém melatonina natural, hormônio que ajuda a regular o ciclo do sono-vigília. Pesquisas no Journal of Medicinal Food sugerem que o suco de cereja pode melhorar o sono em adultos.
Maçã
Com baixo índice glicêmico e rica em fibras, a maçã promove a saciedade sem causar picos de açúcar no sangue, ideal para um lanche noturno.
Pera
A pera é hidratante e rica em fibras, o que ajuda na digestão e proporciona uma sensação de saciedade.
-
-
Os quatro cuidados com as frutas à noite
Abacaxi
Sua acidez pode causar desconforto gástrico em algumas pessoas.
Manga e uvas
Embora deliciosas, são mais ricas em açúcares naturais, o que pode impactar o controle glicêmico para quem monitoriza a ingestão de açúcar.
Melancia
Com alto teor de água, pode levar a frequentes idas ao banheiro durante a noite.
Frutas cítricas
Podem causar azia ou refluxo em indivíduos sensíveis.
Mitos e realidade sobre consumo de frutas à noite
O corpo humano não “desliga” à noite. Embora o metabolismo basal possa diminuir durante o sono, continua a funcionar, processa nutrientes e mantém as funções corporais essenciais. Frutas de fácil digestão não sobrecarregam o sistema digestivo e podem ser uma escolha saudável para um lanche noturno leve.
-
-
Um mito comum é que comer frutas à noite engorda. No entanto, o aumento de peso está relacionado ao balanço calórico diário do que ao horário específico da ingestão. Estudos indicam que o corpo humano digere e processa alimentos de maneira eficaz em qualquer hora do dia desde que haja a moderação e o equilíbrio calórico.
“Comer frutas à noite pode ser parte de uma dieta equilibrada e saudável. A ‘chave’ está na escolha das frutas certas e no consumo moderado. As frutas oferecem uma alternativa nutritiva aos lanches processados, ajudam a promover a saúde e o bem-estar.
Como sempre, é importante considerar suas necessidades individuais e consultar um profissional de saúde para orientações personalizadas”, conclui o Dr. Francisco Saracuza.
As informações são do Sipioiritiliiifie.
Edição Geral: CN.
Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
-
-
****************************************************
Nutricionista indica alimentos para amenizar os efeitos da menopausa.
-
-
Resumidamente, a menopausa é o último ciclo menstrual e que ocorre entre os 45 e 55 anos, o que denota a queda natural dos hormônios reprodutivos femininos. Dessa maneira, a nutricionista da Plenapausa, Vanessa Raio, vai indicar alimentos para amenizar os efeitos da menopausa.
Os alimentos para amenizar os efeitos da menopausa
Soja e derivados
“Tem isoflavonas, que podem ajudar a reduzir as ondas de calor e outros sintomas da menopausa”, garantiu.
Nozes, amêndoas e castanhas
“As oleaginosas são fontes de gorduras boas e vitamina E, auxiliam na saúde da pele e na redução dos sintomas”, comentou.
Aveia, quinoa e arroz integral
“Os cereais integrais são ricos em fibras, ajudam a controlar o peso e melhoram a digestão”, disse a especialista.
-
-
Brócolis, couve e espinafre
“Verduras e legumes são fonte de cálcio e magnésio e essenciais para a saúde óssea”, declarou Vanessa.
Banana, abacate e chocolate amargo
“Esses são alimentos ricos em triptofano, ajudam na produção de serotonina, melhoram o humor e reduzem a ansiedade”, admitiu.
A palavra final
“Durante a menopausa, a produção deste hormônio diminui significativamente, o que pode levar a uma série de sintomas desconfortáveis, como ondas de calor, sudorese noturna, irritabilidade e secura vaginal. A introdução dos fitoestrogênios na dieta pode ajudar a amenizar esses sintomas”, completou.
Outras ajudas para o período da menopausa
Manter uma dieta equilibrada, rica em alimentos naturais e variados faz uma grande diferença na qualidade de vida das mulheres durante esse período da vida. A combinação de uma alimentação saudável com exercícios físicos regulares é a chave para enfrentar o fim da fase reprodutiva de maneira mais tranquila e saudável.
-
-
“O consumo de fibras vegetais está ligado a um aumento na produção de ácidos graxos de cadeia curta, como propionato, acetato e butirato. Esses ácidos são essenciais para o reparo das células intestinais, o fortalecimento da imunidade e a diminuição do risco de resistência insulínica, problema comum que contribui significativamente para o ganho de peso em mulheres após a menopausa”, encerrou Vanessa Raio.
As informações são do Sipioiritiliiifie.
Divulgação do CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
--
--MB
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!