Pastor ensina as lições do mês de Elul: “Tempo especial no calendário de Deus”
Pastor ensina as lições do mês de Elul: “Tempo especial no calendário de Deus”.
1
Grupo no WhatsApp | Joel Engel explica que o mês de Elul, no calendário judaico, é um período de arrependimento e misericórdia.
-
-
Neste mês de Elul — o último mês do calendário judaico — o pastor Joel Engel incentiva a não apenas discernir os tempos, mas aprender as lições por trás de cada momento do calendário de Deus.
“Estamos vivendo um tempo muito especial no calendário de Deus”, afirmou o pastor, referindo-se ao mês de Elul, que antecede as importantes festividades de Rosh Hashaná e Yom Kippur.
“Enquanto no nosso calendário gregoriano estamos acostumados a celebrar o fim do ano em dezembro, o povo de Israel segue o calendário bíblico, que é o que Deus estabeleceu desde a criação. E, de acordo com esse calendário, estamos no último mês do ano, um mês que é marcado pela misericórdia de Deus”, Engel explica.
O início do mês de Elul é marcado pelo Rosh Chodesh (que no hebraico significa “início do mês”), entre 2 e 4 de setembro. Durante o mês de Elul, o shofar é tocado diariamente, como um chamado ao arrependimento e à preparação para os julgamentos de Deus em Rosh Hashaná, marcando o início de um tempo de renovação e arrependimento.
-
-
“Este é o melhor dos meses, porque é um tempo da boa vontade e misericórdia de Deus. É um tempo em que você pode fazer seus pedidos mais especiais a Deus, sabendo que Ele está atento e pronto para mostrar favor”, ensinou o pastor.
Outro aspecto que o pastor Joel Engel destaca é a saudação feita entre os judeus. “Nas grandes festividades bíblicas, em Israel, as pessoas não se cumprimentam mais com ‘Shalom’, mas com uma saudação diferente: ‘Que o seu nome seja escrito no Livro da Vida’”
O pastor se refere à saudação “Ketivah ve-chatimah tovah”, que significa "que você seja inscrito e selado para um bom ano". Essa saudação expressa o desejo que as pessoas têm de que seus nomes sejam inscritos e selados no Livro da Vida no próximo ano.
A misericórdia revelada de Deus
Em sua pregação, Engel usou a história de Moisés no Monte Sinai como exemplo da misericórdia e compaixão de Deus. “Moisés ficou no monte Sinai por 40 dias e 40 noites, onde teve uma experiência extraordinária com Deus.
Ele recebeu as tábuas da Lei e desceu do monte com seu rosto brilhando por estar na presença de Deus. Mas o que ele encontrou ao voltar? Um povo que, com o ouro que Deus lhes deu, construiu um bezerro de ouro para adorar”, contou o pastor.
Engel relembrou que Deus estava pronto para destruir o povo de Israel por causa de sua idolatria, mas Moisés, demonstrando um profundo espírito de intercessão, pediu misericórdia por eles. “Deus disse a Moisés:
-
-
‘Vou acabar com esse povo e iniciar uma nova nação a partir de você’. Mas Moisés intercedeu, dizendo: ‘Se o Senhor não os perdoar, risque o meu nome do Teu livro’ (Êxodo 32:32). Essa é a verdadeira essência de um intercessor.”
Para Engel, esse episódio demonstra o quanto Deus valoriza a misericórdia e o arrependimento. “Moisés poderia ter aceitado a proposta de Deus, mas ele escolheu interceder pelo povo. E Deus, em Sua grande misericórdia, os perdoou.”
O pastor também destacou o perdão que Deus concedeu a Arão, que foi o responsável por liderar o povo na construção do bezerro de ouro. “Arão cometeu uma afronta direta contra Deus, mas mesmo assim, Deus o perdoou e o constituiu como sumo sacerdote. Isso é a misericórdia de Deus! Ele não apenas perdoa, mas restaura.”
Engel fez uma ponte entre o Antigo e o Novo Testamento, explicando que a missão de Jesus na terra foi revelar a essência do coração de Deus, que é o amor e a compaixão. “Jesus veio para mostrar ao mundo que o amor de Deus se manifesta na misericórdia”, disse.
O julgamento bíblico
Um ponto central da mensagem do pastor Engel foi a importância de sermos compassivos e misericordiosos ao lidar com as falhas e erros dos outros. Citando Mateus 7:1-2, ele alertou contra o julgamento precipitado: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o juízo que julgardes, sereis julgados.”
“Falta de misericórdia é quando você olha para alguém e só vê o erro. Cada vez que apontamos um dedo para o outro, três dedos estão apontando de volta para nós”, disse Engel, encorajando os fiéis a adotarem uma postura de compaixão e paciência.
“Sempre julgue a favor de algo bom daquela pessoa. Leve tempo para formar uma opinião. Seja longânimo ao julgar, assim como Deus é longânimo conosco.”
-
-
Ao final de sua mensagem, o pastor Joel Engel fez um convite para aproveitar o mês de Elul como uma oportunidade para se reconciliar com Deus e com os outros.
“Este é o tempo de buscarmos a presença de Deus com mais intensidade, de clamarmos por misericórdia e de intercedermos pelos nossos irmãos, assim como Moisés fez pelo povo de Israel”, disse Engel.
Veja a pregação completa:
As informações são do Giuiiiaimie.
Edição Geral: CN.
Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
-
-
****************************************************
Pastor explica como símbolos usados na abertura das Olimpíadas apontam para o Anticristo.
1
Grupo no WhatsApp | O pastor Joel Engel comentou a abertura das Olimpíadas de Paris e pontuou as implicações espirituais de suas simbologias.
-
-
Na abertura das Olimpíadas de 2024 em Paris, uma performance da Santa Ceia com drag queens gerou uma onda de indignação entre os cristãos.
Em uma análise sobre o ocorrido, o pastor Joel Engel destacou que, em vez de promoverem as Olimpíadas de maneira criativa, os organizadores escolheram provocar uma religião que não tem ligação com o evento esportivo.
“Se a tentativa da cerimônia de abertura era promover as Olimpíadas, não deu certo. Se a tentativa era atrair simpatizantes, não deu certo. Se a tentativa era humilhar os cristãos, também não deu certo. Foi um completo fracasso”, afirmou Engel.
Apesar da polêmica, Engel ressaltou que não conseguiu sentir raiva dos envolvidos. “Eu tentei ficar com raiva dessas pessoas e não consegui. Sabe por quê? Isso não me atinge e nem me humilha, mas me faz pensar: diante de uma ofensa, cristãos verdadeiros se levantam para testemunhar para o mundo.”
Em contraste com a performance da abertura, a skatista brasileira Rayssa Leal, de 16 anos, trouxe um momento de inspiração ao usar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para sinalizar: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6) durante sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
-
-
Rayssa leal , recordista olímpica brasileira , burla as regras antirreligiosas da França pra dizer, em libras que ''Jesus é o caminho e a vida''. Curioso como um país proíbe um discurso de amor e fé mas libera a sátira e a crítica ao amor e à fé . Mas até mesmo os cegos, surdos…
Este gesto chamou atenção porque o Comitê Olímpico Internacional (COI) proíbe manifestações políticas e religiosas durante as competições. Ainda assim, Rayssa explicou que fez isso por ser cristã e sempre expressar sua fé em competições.
Engel elogiou sua coragem: “Ela passou uma mensagem ao mundo sem precisar falar.”
As estratégias do Anticristo
Engel também comentou sobre as simbologias presentes na cerimônia de abertura das Olimpíadas, interpretando-as como tentativas de preparar o caminho para o Anticristo. “Assim como Deus enviou profetas para prepararem o caminho de Jesus, Satanás envia profetas que preparam o caminho do Anticristo”, afirmou.
-
-
“A entrada triunfal do cavaleiro em Paris faz menção aos quatro cavalos citados em Apocalipse 6, que representam diferentes forças que serão liberadas sobre a Terra no fim dos tempos”, explicou Engel.
“As simbologias usadas na cerimônia das Olimpíadas tinham a pretensão de anunciar ao mundo que o Anticristo está às portas. Isso é algo espiritual. Aquele ato foi uma ceia satânica e profana.”
Apesar dessas interpretações, Engel enfatizou que a tentativa do Anticristo falhou, pois o nome mais falado após a abertura foi o de Jesus Cristo. Citando 2 Tessalonicenses 2:3-8, ele alertou os cristãos a não se deixarem enganar e a estarem preparados para os desafios à sua fé.
“Essa é a ideia de Satanás: se levantar contra tudo o que é relacionado a Deus. Antes de Jesus voltar à terra, primeiro se manifestará o Anticristo. Satanás quer ser glorificado e anunciar aquilo que irá fazer”, alertou Engel.
Qual a sua posição?
O pastor finalizou com uma reflexão, destacando a inveja e o ciúme de Satanás em relação aos filhos de Deus: “Satanás tem inveja e ciúmes dos filhos de Deus. Porque ele pode fazer uma mesa profana, mas jamais se assentará na mesa da ceia do Senhor.”
-
-
“Eu já sei qual é a posição do inimigo e como ele vai se manifestar. Agora, a pergunta que faço é: qual vai ser a sua posição? Quando atacarem sua fé e seus valores, você exaltará a Cristo?”, desafiou Engel.
Veja a pregação completa:
As informações são do Giuiiiaimie.
Edição Geral: CN.
Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
-
-
****************************************************
2 maiores sinais de que Jesus está voltando em breve - Construção do Terceiro Templo e...
1
Grupo no WhatsApp | Precisamos estar preparados, pois a volta de Jesus está totalmente relacionada com Israel e a construção do Terceiro Templo.
-
-
Assim que Adão e Eva desobedeceram a Deus no Paraíso e cometeram o primeiro pecado, Deus prometeu que enviaria um Salvador a este mundo para derrotar a serpente, que é Satanás, e libertar o ser humano do pecado e da morte (Gênesis 3:15). E, mais tarde, Deus escolheu a nação de Israel para ser o povo através do qual Jesus iria nascer, confirmando que Ele viria da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó (Gênesis 12:1-3). Isso mostra que Jesus Cristo é a razão principal pela qual Deus escolheu Israel para ser o Seu povo.
É por isso que Israel é o lugar das grandes profecias bíblicas, e, se quisermos entender claramente o que elas significam, devemos analisar o passado, presente e futuro de Israel, pois tudo o que acontece com essa nação está relacionado à primeira e segunda vinda de Jesus.
E um dos maiores sinais de que Cristo está voltando e já estamos vivendo o fim dos tempos, é o retorno do povo judeu a Israel e a fundação do seu Estado no ano de 1948, conforme algumas profecias da Bíblia já anunciavam. Veja o que está escrito em Isaías capítulo 66:
Quem já ouviu uma coisa dessas? Quem já viu tais coisas? Pode uma nação nascer num só dia, ou, pode-se dar à luz um povo num instante? Pois Sião ainda estava em trabalho de parto, e deu à luz seus filhos. (Isaías 66:8)
-
-
Durante quase 2 mil anos, o povo judeu viveu espalhado pelo mundo, longe da sua terra, desde quando Jerusalém foi invadida e destruída no ano 70 depois de Cristo, no qual Jesus disse naquela época que "não ficaria pedra sobre pedra" (Lucas 21:5,6). E, surpreendentemente, em 14 de maio de 1948, Israel foi reconhecida como Estado, e judeus do mundo inteiro puderam retornar à sua terra. Veja o que o Senhor profetizou:
Assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei. Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas. Eu as farei sair das outras nações e as reunirei, trazendo-as dos outros povos para a sua própria terra. E as apascentarei nos montes de Israel, nos vales e em todos os povoados do país (Ezequiel 34:11-13).
Em dezembro de 2017, o presidente dos EUA, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como a verdadeira capital de Israel, transferindo a embaixada americana de Tel AViv para a cidade santa. A mesma decisão já está sendo tomada por outros países, inclusive o Brasil. Isso mostra que Deus está no controle e tem cumprido as Suas promessas em relação ao Seu povo.
Um outro sinal de que Jesus está voltando são os preparativos para a construção do 3º Templo em Israel. O instituto responsável por isso, afirma que todos os utensílios para o serviço sagrado do Templo estão prontos, inclusive a criação de um filme onde mostra um Templo surgindo no mesmo local que atualmente está a Mesquita do Domo da Rocha, local disputado por muçulmanos e judeus, onde antes estava construído o Templo.
-
-
Em dezembro de 2018 ocorreu uma cerimônia de consagração do altar do 3º Templo em Jerusalém, onde, segundo eles, serão apresentados sacrifícios diariamente.
Ao todo, 70 países foram convidados, e o rabino Hillel Weiss explicou o significado dessa cerimônia para o jornal Breaking Israel News. Ele disse: “Os judeus foram trazidos de volta a Israel com o propósito de espalhar a luz para as nações. Uma nova luz brilhará sobre Sião, e todos nós veremos esta luz muito em breve”.
Em seguida, ele leu a passagem de Isaías 49:6 que fala sobre o Messias que viria para ser luz aos gentios, porém, nós cristãos, sabemos que esse Messias já veio e Ele se chama Jesus Cristo. No entanto, muitos judeus estão cegos espiritualmente e não aceitam essa verdade. Eles ainda estão aguardando o Messias e serão enganados por um homem, que fará sinais e maravilhas, e que se assentará no trono de Israel para ser adorado, até que, enfim, se revelará como o Anticristo (2 Tessalonicenses 2:3,4,9,10).
Como vimos, Israel é como se fosse um termômetro do mundo. Quando essa nação está em paz, o mundo fica em paz; quando ela entra em conflito, o mundo inteiro é afetado por isso. Devemos estar atentos a tudo o que acontece nessa parte do planeta, pois ela está ligada ao cumprimento das profecias bíblicas.
Ninguém sabe o dia e nem a hora, mas Jesus nos mostra que os sinais da Sua vinda serão tão claros que, aqueles que estiverem atentos espiritualmente, perceberão e ficarão preparados.
-
-
Mas, infelizmente, a maioria das pessoas quer o caminho mais fácil, não quer saber de Jesus e nem se prepara para o Fim, mas quando ele chegar, serão pegas de surpresa. E você? Está preparado?
Vídeo completo:
Autor: Pr. Antônio Júnior
VEJA TAMBÉM:
-
-
Faça o seu comentário aqui!