Estudo encontra molécula capaz de induzir o corpo a queimar gordura
Estudo encontra molécula capaz de induzir o corpo a queimar gordura.
Grupo no WhatsApp | Pesquisa descobriu um neuropeptídio, molécula que transmite informações entre neurônios, que desempenha função na queima de gordura.
-
-
Há tempos a ciência busca maneiras para ajudar o organismo a queimar gordura estocada. Uma investigação publicada, na revista científica Nature encontrou uma molécula que pode ser um facilitador para a perda de peso.
Um grupo de pesquisadores de diversas universidades, incluindo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), descobriu um neuropeptídeo Y (NPY) que age no sistema nervoso induzindo o gasto de energia. Na prática, ele é capaz de ativar os estoques de gordura dos tipos marrom e bege, facilitando o emagrecimento.
Nem todo o tecido adiposo do organismo é gordura ruim. Além da gordura branca, que é um estoque de calorias, o corpo também mantém reservas de gordura marrom ou bege, que têm a função de manter a temperatura do corpo. O tecido termogênico queima mais facilmente por ser o primeiro a ser acionado pelo sistema nervoso em momentos que precisamos de energia extra.
NPY é gatilho para a queima de gordura
A nova pesquisa demonstra que os estoques de gordura são organizados pelo sistema nervoso através do NPY. Este neurotransmissor já era conhecido por sua atuação dentro do cérebro, mas as imagens obtidas em tomografias computadorizadas revelaram que ele atua também no sistema nervoso periférico, que está espalhado pelo corpo e que se comunica com o hipotálamo.
O NPY funciona de forma completamente oposta no centro ou na periferia do sistema nervoso: quando está no cérebro, ele induz a fome, nos levando a fazer estoques de gordura. Quando sai do centro do sistema nervoso, ele realiza uma ação contrária, acelerando o metabolismo e o gasto energético, induzindo a queima da gordura marrom.
-
-
“Nossa pesquisa mostrou que este neuropeptídio atua nas células murais, aquelas mais afastadas, que formam literalmente o muro que separa o sistema nervoso. Ali, elas ativam o tecido adiposo termogênico, levando à queima de calorias”, explicou a professora portuguesa Ana Domingos, de Oxford, líder do estudo, em entrevista ao Metrópoles.
A pesquisa também revelou que quanto mais gordura branca se possui acumulada, mais difícil é acionar esse sistema de queima de gordura marrom devido a um ciclo vicioso que torna a queima de gordura menos eficaz no organismo.
“As células murais são alimentadas por artérias das mais finas que temos no corpo, as de calibre cinco, por isso são as que mais facilmente se entopem e deixam de funcionar.
-
-
Com isso, os neurônios perdem sua capacidade de enviar as sinapses que levam à queima de tecido adiposo em um ciclo que se retroalimenta: quanto menos queima, mais facilmente o corpo vai acumulando mais gordura e se tornando obeso”, resume a professora.
Para testar isso, a pesquisa criou um grupo de camundongos modificados que não tinham neuropeptídeos Y no hipotálamo. Eles observaram que essa mudança reduziu a capacidade termogênica dos animais, diminuindo o gasto energético antes do início da obesidade.
Os animais adultos se tornaram obesos mesmo fazendo uma dieta com ração regular. A ineficiência do NPY foi relacionada à obesidade quando não há padrões alimentares alterados.
Os pesquisadores acreditam que a descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novas terapias medicamentosas contra a obesidade. “Queremos encontrar formas de evitar a neurodegeneração que impede o envio das mensagens de queima de gordura.
Assim, poderíamos pensar em terapias que aumentem o gasto energético e que nos permitam manter mais tempo a gordura marrom ativa”, aponta a professora.
As informações são do Mieitirióipioilieis.
Edição Geral: CN.
Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
-
-
****************************************************
Saiba como acelerar o seu metabolismo e ser mais saudável.
Grupo no WhatsApp | Estilo de vida influencia na qualidade do funcionamento do metabolismo.
O metabolismo é um conjunto de transformações que ocorrem nas substâncias químicas encontradas em nosso organismo. Ele está ligado a emagrecimentos mais acelerados, ganho de massa, disposição e muitas outras coisas. Também é comum que, ao envelhecermos, o metabolismo fique mais lento, fazendo com que nosso corpo não responda a algumas atividades como antes.
De acordo com reportagem da CNN Brasil, o metabolismo atua na produção de energia e “separa” os nutrientes dos alimentos que ingerimos. Ele também faz com que nosso corpo queime calorias 24 horas por dia, para que o corpo funcione da forma correta. Quem tem um metabolismo lento, acaba acumulando calorias, que viram gordura.
Estudos apontam que o normal é que o metabolismo desacelere só após os 40 anos. No caso das mulheres em menopausa, a lentidão pode ser maior ainda. O estilo de vida de uma pessoa também vai determinar como será o metabolismo dela.
Para acelerar o metabolismo, é importante ser ativo no decorrer do dia. Isso significa ser o oposto de sedentário. Caminhar, optar por escadas normais em vez das escadas rolantes, levantar e andar por alguns minutinhos no caso de quem trabalha sentado ou passa muito tempo nessa posição. Tudo isso são ótimas opções para manter o corpo e o metabolismo ativos.
-
-
Existem exercícios específicos que aumentam o metabolismo, como o famoso HIIT, que é um treinamento intervalado de alta intensidade.
A prática eleva a frequência cardíaca e exige mais esforço do organismo também. É importante procurar a ajuda de um profissional de educação física para orientações apropriadas.
Outro hábito saudável é o de se hidratar bastante e sempre ingerir proteínas, que afetam diretamente no efeito térmico dos alimentos que, por sua vez, afetam o metabolismo. A proteína também estimula o metabolismo e ajuda na sua aceleração.
-
-
Outros fatores que afetam diretamente no bom funcionamento do metabolismo são descansos adequados, praticar exercício constantemente (caminhada, ciclismo e corrida são ótimos aliados), controlar o estresse para evitar o aumento do nível do cortisol e, consequentemente, do acúmulo de gordura, incluir alimentos termogênicos na dieta, ingerir menos carboidratos e consumir alimentos ricos em vitamina B.
As informações são do PLENO NEWS, COM INFORMAÇÕES DO CNN BRASIL.
Edição Geral: CN.
Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
-
-
****************************************************
Xô, sedentarismo! Conheça os benefícios da corrida.
Grupo no WhatsApp | Correr melhora a qualidade de vida.
A corrida é um esporte tradicional e é comum ver pessoas praticando. Além disso, a modalidade não exige muitos equipamentos para quem quer começar, basta usar um bom tênis e ir para a rua correr.
A corrida é ótima para o cardio, pode ser praticada por gente de todas as idades e tem muitos outros benefícios dos quais falaremos aqui.
Correr gasta caloria e, consequentemente, ajuda no processo de emagrecimento. O esporte ajuda também na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, AVC e doenças cardiovasculares, além de fortalecer o coração.
O cardio desenvolvido na modalidade ainda deixa o pulmão mais potente, melhorando a capacidade de oxigenação. Pode até parecer que não, mas a corrida influencia na memória, no raciocínio e nas funções cognitivas.
-
-
Praticar atividade física – seja corrida ou não – promove a liberação de endorfina e serotonina no organismo, que pode aliviar a ansiedade, o estresse e a depressão.
Devido a liberação desses hormônios, o organismo entra em um estado de relaxamento que faz com que a pessoa tenha um sono de melhor qualidade, sendo mais saudável ao organismo.
A corrida tem ganhado cada vez mais seguidores, muitos influenciados pelos blogueiros que praticam o esporte e compartilham a rotina nas redes sociais. Participações em competições de rua como uma maratona também têm tido cada vez mais um número maior de adeptos.
As informações são do PLENO NEWS.
Edição Geral: CN.
Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
-
-
****************************************************
Conheça os benefícios do pistache para o cuidado com os cabelos.
Grupo no WhatsApp | Fruto está em alta, mas vai além da culinária.
O pistache está ganhando cada vez mais espaço na gastronomia brasileira. Não é difícil encontrar esse sabor em sorvetes, gelatos, doces, e por aí vai. Mas o extrato do grão também é altamente eficaz para o cuidado capilar, e muita gente ainda não sabe.
O pistache é uma fruta nativa da Ásia Central e cresce na árvore de nome científico Pistacia Vera.
-
-
Por ser um ingrediente natural, o pistache é rico em vitaminas (principalmente a vitamina E), proteínas e minerais, e oferece benefícios para o cabelo, como a hidratação, ação antioxidante, proteção contra danos externos, que confere maciez e brilho aos cabelos.
Ele é indicado para todos os tipos de cabelo, mas é especialmente benéfico para cabelos secos, pois promove hidratação intensa e nutrição profunda. E já tem marcas nacionais trazendo a novidade para revolucionar os cuidados da beleza.
Basta escolher a que se adequa ao gosto e, é claro, ao bolso!
As informações são do PLENO NEWS, COM INFORMAÇÕES DA RÁDIO 93FM.
Edição Geral: CN.
Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
-
-
****************************************************
Glicerina no cabelo: Saiba seus benefícios e como usar!
Também conhecida como glicerol, a glicerina é uma substância altamente emoliente e umectante. A substância é um álcool de açúcar, extraído de fontes animais ou vegetais, ou podendo ser também fabricado sinteticamente.
O nome origina-se da palavra grega glykós, que significa “doce”.
A glicerina pode potencializar qualquer tratamento capilar. Misturada com máscaras de hidratação, a glicerina é capaz de reter umidade e prolongar os benefícios alcançados com determinado tratamento.
-
-
Veja o passo a passo para incluir a glicerina na sua hidratação capilar:
1. Lave os cabelos com o shampoo de sua preferência;
2. Retire o excesso de água dos fios;
3. Divida o cabelo em quatro partes.
4. Em um recipiente limpo, misture duas colheres de sopa de máscara de hidratação com uma colher de sopa de glicerina;
5. Aplique a mistura, mecha por mecha, em todo o comprimento do cabelo;
6. Coloque a touca térmica na cabeça e deixe agir de 20 a 30 minutos;
7. Enxágue totalmente e finalize como desejar.
Essa receita simples poderá manter os fios hidratados por muito mais tempo.
-
-
As informações são do PLENO NEWS, COM INFORMAÇÕES DE RÁDIO 93FM .
Edição Geral: CN.
Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
****************************************************
Chá de alecrim: 10 incríveis benefícios e como fazer
Ajuda no controle da diabetes, combate a inflamação, melhora a circulação, ajuda a combater o câncer, Pode ajudar no crescimento do cabelo e mais. — Foto: Reprodução.
Saúde | O chá de alecrim é conhecido pelo seu sabor, aroma e pelos seus benefícios para a saúde como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço frequente, além de também favorecer o crescimento do cabelo.
-
-
Essa planta, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é rica em compostos flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que lhe proporcionam propriedades antioxidantes. Mas o alecrim também é antisséptico, depurativo, antiespasmódico, antibiótico e diurético, o que faz com que possa ser usado no tratamento de vários problemas de saúde.
Nossa nutricionista explica um pouco mais sobre os vários benefícios do chá de alecrim e preparar corretamente:
1. Melhora a digestão
O chá de alecrim pode ser tomado logo a seguir o almoço ou o jantar, sendo útil para melhorar o processo digestivo, ajudando a combater a acidez e o excesso de gases. Dessa forma, diminui a distensão abdominal e a falta de apetite.
2. É um ótimo antibiótico natural
Devido às suas propriedades medicinais, o alecrim possui ação antibiótica, sendo mais eficaz contra as bactérias Escherichia coli, Salmonella typhi, Salmonella enterica e Shigella sonnei, que são normalmente relacionadas com infecção urinária, vômito e diarreia.
-
-
Apesar disso, é importante não excluir o uso de medicamentos indicados pelo médico, mesmo sendo uma ótima forma de se recuperar mais rápido.
LEIA TAMBÉM:
3. É um excelente diurético
O chá de alecrim é um excelente diurético natural, podendo ser utilizado em dietas para baixar de peso e combater a retenção de líquidos no corpo. Esse chá aumenta a produção de urina estimulando o organismo a eliminar os líquidos e as toxinas acumuladas, melhorando a saúde.
4. Combate o cansaço mental
Vários estudos comprovaram os benefícios do alecrim para o funcionamento cerebral e, por isso, é uma excelente opção para períodos de estresse como antes de provas ou antes ou depois de reuniões de trabalho, por exemplo.
-
-
Além disso, as propriedades do alecrim também podem ter efeito no que diz respeito ao combate do Alzheimer, evitando a perda de memória, no entanto são necessários mais estudos para que se possa utilizar o alecrim na produção de medicamentos contra o Alzheimer.
5. Protege a saúde do fígado
O alecrim pode atuar melhorando o funcionamento do fígado e diminuindo a dor de cabeça que surge depois de ingerido bebidas alcoólicas ou ter comido em excesso, principalmente comidas com grande teor de gordura.
No entanto, o chá de alecrim não deve ser consumido em caso de doenças do fígado sem que seja indicado pelo médico, isso porque apesar de ter efeito protetor do fígado ainda não se sabe qual a eficácia desse chá contra essas doenças.
LEIA TAMBÉM:
-
-
6. Ajuda no controle da diabetes
O chá de alecrim também ajuda a manter a diabetes sob controle, já que diminui a glicose e aumenta a insulina. O consumo desse chá não substitui o uso de medicamentos indicados pelo médico e a realização de uma alimentação adequada, devendo ser ingerido como complemento do tratamento médico e nutricional.
7. Combate a inflamação
O consumo de chá de alecrim também é excelente para combater a inflamação e aliviar a dor, o inchaço e o mal estar. Por isso, pode ajudar a combater a inflamação no joelho, a tendinite e, inclusive, a gastrite, que é a inflamação no estômago.
8. Melhora a circulação
O alecrim possui efeito antiplaquetário, sendo, por isso, de grande utilidade para quem tem problemas circulatórios ou que necessitam manter repouso durante alguns dias, já que melhora a circulação e evita a formação de trombos, que poderiam obstruir a circulação. Por isso, uma das recomendações é consumir o chá depois de uma cirurgia, por exemplo.
9. Ajuda a combater o câncer
Alguns estudos realizados com animais indicam que o alecrim é capaz de diminuir o desenvolvimento de células tumorais devido a sua ação antioxidante, no entanto são necessários ainda outros estudos para identificar exatamente como essa planta pode ser utilizada na produção de medicamentos contra o câncer.
-
-
10. Pode ajudar no crescimento do cabelo
Além de tudo isso, o chá de alecrim sem açúcar pode ser usado para lavar o cabelo, porque ele fortalece os fios, combate a oleosidade excessiva, combatendo a caspa. Além disso, facilita o crescimento do cabelo, porque melhora a circulação do couro cabeludo.
Como fazer o chá de alecrim
Ingredientes:
5 g de folhas frescas de alecrim;
250 ml de água em ponto de fervura.
Preparo
Adicionar o alecrim na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos, devidamente tapado. Coar, deixar amornar e tomar, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.
Além de ser utilizado na forma de chá, o alecrim pode ser utilizado como erva aromática para temperar os alimentos e está disponível na forma seca, em óleo ou fresco. O óleo essencial é especialmente utilizado para adicionar à água de banho ou para fazer massagens em locais doloridos.
-
-
Por quanto tempo tomar o chá?
Não há um tempo definido para o consumo do chá, no entanto os fitoterapeutas recomendam o consumo por cerca de 3 meses, devendo parar por 1 mês.
É melhor usar as folhas secas ou frescas?
De preferência é melhor utilizar as folhas frescas, já que o potencial terapêutico pode ser encontrado principalmente no óleo de essencial de alecrim, cuja concentração é maior nas folhas frescas que nas secas.
É possível preparar o chá de alecrim com canela?
Sim, não há contraindicação para utilizar a canela em conjunto com o alecrim para preparar o chá. Para fazer basta acrescentar 1 pau de canela na receita original do chá.
Possíveis efeitos secundários
O chá de alecrim é considerado bastante seguro, no entanto, quando consumido em excesso pode causar náuseas e vômitos.
No caso do óleo essencial, não deve ser aplicado diretamente sobre a pele, já que pode causar irritação, além de também não ser usado em feridas abertas. Além disso, também pode desencadear crises epiléticas em pessoas com epilepsia.
-
-
No caso de pessoas com pressão alta e que tomam medicamentos, o chá de alecrim poderia causar hipotensão, enquanto que no caso das pessoas que tomam diuréticos, pode haver desequilíbrio nos eletrólitos.
Contraindicações e cuidados
O chá de alecrim não deve ser consumido durante a gravidez, a amamentação e por crianças com menos de 5 anos. As pessoas que possuem doença do fígado também não devem consumir esse chá, uma vez que promove a saída da bílis, o que poderia piorar os sintomas e a doença.
Além disso, poderia interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para regular a pressão arterial, e, por isso, caso a pessoa esteja fazendo uso de algum desses medicamentos é importante consultar o seu médico antes de tomar o chá de alecrim.
De acordo com alguns estudos, o óleo de alecrim, que também está presente no chá, pode estimular o desenvolvimento de crises em pessoas com epilepsia e, por isso, deve ser usado com precaução e sob orientação de um médico ou fitoterapeuta.
Tatiana Zanin, Nutricionista
CN - Conexão Notícia
-
-
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas.
As informações são do guiame.
Edição Geral: CN.
Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
-
-
****************************************************
10 incríveis benefícios do cravo-da-Índia (e como usar)
BASEADO EM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA - O cravinho ou cravo-da-índia, chamado cientificamente Syzygium aromaticus, tem ação medicinal sendo útil no combate a dores, infecções, e ainda ajuda a aumentar o apetite sexual, podendo ser facilmente encontrado em supermercados e drogarias em embalagens pequenas. Além disso, seu óleo essencial pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Leia a matéria completa, aqui!
LEIA TAMBÉM:
Folhas de louro (chá de louro): para que serve e como fazer o chá
BASEADO EM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA - O Louro é uma planta medicinal muito conhecida na gastronomia por seu sabor e aroma característico, porém, ele também pode ser utilizado no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade, por exemplo, devido às suas propriedades. Leia a matéria completa, aqui!
--
--MB
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!