Header Ads


Saúde da Mulher:Tenho SOP, posso engravidar com reprodução assistida? Entenda

   EntendaTenho SOP, posso engravidar com a reprodução assistida? Entenda.  —  Foto/Reprodução/Shutterstock.

Saúde da Mulher:Tenho SOP, posso engravidar com reprodução assistida? Entenda.
Publicado no Conexão Notícia em 10.agosto.2024. Atualizado em 19.agosto.2024.

Saúde | A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) pode prejudicar a fertilidade, levando a preocupações sobre o sucesso de uma reprodução assistida.
-
-
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição que afeta muitas mulheres e pode trazer preocupações sobre a fertilidade. Por isso, é comum que as pacientes procurem reprodução assistida quando desejam engravidar. No entanto, primeiro é preciso entender a eficácia do procedimento.

O que é a SOP?

A SOP é um distúrbio hormonal comum que causa um desequilíbrio hormonal, com pequenos folículos na periferia dos ovários. Esta condição pode resultar em ciclos menstruais irregulares, excesso de hormônios masculinos (andrógenos) e dificuldade para ovular regularmente, o que pode dificultar a concepção.

Segundo Marcelo Marinho, diretor médico da FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana, as pacientes podem ficar sem ovular e, portanto, sem menstruar durante meses seguidos.

Posso engravidar com a reprodução assistida?

Sim, muitas mulheres com SOP conseguem engravidar através de técnicas de reprodução assistida. O especialista indica algumas das opções mais eficazes:

Indução da ovulação para coito programado

Com medicamentos que estimulam o crescimento folicular e a ovulação, ajudando os ovários neste sentido. Em fases iniciais de tratamento, são utilizados esquemas de estimulação ovariana de modo mais simples. O principal objetivo é ter idealmente 1 folículo dominante e, portanto, 1 ovulação. 
-
-
Evidentemente, para isso é preciso que a integridade das trompas tenha sido investigada e ao menos 1 delas esteja em boas condições. Além disso, o parceiro também deve ter um sêmen em boas condições.

Inseminação Intrauterina (IIU)

Esta técnica envolve a colocação de espermatozoides devidamente preparados e em boas condições diretamente no útero, aumentando as chances de fertilização durante o ciclo ovulatório. Este procedimento deve ocorrer em momento oportuno, exatamente no período fértil da paciente.

Fertilização In Vitro (FIV) / Injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI)
De modo usual, recorre-se a essa técnica quando as etapas anteriores falharam, seguindo uma condução individualizada pelo seu médico. 

A fertilização ocorre fora do corpo, em laboratório de uma clínica de reprodução, onde os óvulos são fertilizados pelos espermatozóides, acompanhados em fase inicial de sua existência e depois transferidos para o útero. Esta técnica tem recomendação frequente para mulheres com SOP que não respondem bem a outros tratamentos, diz o médico.

Como estimular a fertilidade

Embora a SOP possa dificultar a ovulação regular, algumas medidas podem ajudar a aumentar suas chances de engravidar, sobretudo no que se refere a mudanças no estilo de vida. Nesse sentido, Marcelo indica:
-
-
Dieta e exercício, pois manter um peso saudável através de uma dieta balanceada e exercícios regulares pode ajudar a regular o ciclo menstrual e melhorar a ovulação;
Redução do estresse, uma vez que técnicas de redução do estresse também podem ser benéficas.

Sucesso da reprodução assistida

“Estudos indicam que mulheres com SOP têm boas taxas de sucesso de gravidez com as técnicas de estimulação mais leve dos ovários para coito programado, quando são utilizadas estratégias personalizadas para estimular a ovulação e preparar o endométrio para a implantação”, afirma o médico.

Além disso, a perda de peso e a manutenção de um estilo de vida saudável podem melhorar significativamente os resultados dos tratamentos de fertilidade. Estudos mostram que a perda de peso de apenas 5% a 10% pode melhorar a ovulação e aumentar a taxa de gravidez em mulheres com SOP.


As informações são do Siaiúidie eim diiia.

Edição Geral: CN.

Publicação
CN - Conexão Notícia - www.cnoticia.com.br.
-
-
****************************************************
Planta medicinal é aposta contra síndrome do ovário policístico (SOP).
   Foto de ovários, útero, sistema reprodutivo feminino feito em papel.  —  Foto/Reprodução/Getty Images/Elena Nechaeva.

Publicado no Conexão Notícia em 08.Julho.2024Atualizado em 19.julho.2024.

Saúde | A síndrome do ovário policístico afeta uma em 10 mulheres em idade reprodutiva, provocando desequilíbrios hormonais e ciclos irregulares.
-
-
Um estudo publicado na revista Science sugere que mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP) podem se beneficiar das propriedades naturais da Artemísia, uma planta de origem chinesa fácil de encontrar em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

A síndrome do ovário policístico (SOP) afeta uma a cada dez mulheres em idade reprodutiva, provocando desequilíbrios hormonais, irregularidade na menstruação e cistos. De origem metabólica, a doença está associada a um maior risco de obesidade, diabetes tipo 2 e problemas no coração. 

Atualmente, não há medicamentos específicos para a SOP, e o mais comum é que as pacientes sejam tratadas com anticoncepcionais orais ou remédios para diabetes. Os pesquisadores da Universidade de Fudan, na China, já tinham evidências de que uma molécula extraída da Artemísia era capaz de aumentar a termogêsene e o metabolismo do corpo, agora desejavam verificar se ela teria um efeito positivo em pacientes com SOP. 

Após conseguirem bons resultados administrando a molécula em roedores modelo, os pesquisadores testaram um medicamento à base da planta em 19 pacientes com SOP. Os resultados mostraram que, depois de 12 semanas de tratamento, os níveis de testosterona e de hormônios antimülleriano – que são mais altos em pacientes com SOP – estavam estabilizados. 
-
-
Realizando exames de imagem, os pesquisadores também descobriram que a contagem de folículos maduros, também mais alta do que o normal na SOP, havia diminuído. Além disso, as voluntárias tiveram ciclos menstruais regulares durante o tratamento e nenhuma mencionou efeitos colaterais significativos.

Nossas descobertas destacam o potencial promissor de derivados da planta como medicamentos eficazes para o tratamento abrangente da SOP”, afirmam. No entanto, novos testes precisam ser feitos para confirmar o potencial da Artemísia como alternativa de tratamento para a SOP. 

Em entrevista ao Medscape, a endocrinologista Andrea Dunaif, professora na Icahn School of Medicine em Mount Sinai, alertou para que as pessoas não se apressem em comprar extratos de Artemísia pela internet para tratar a SOP. “Ainda não chegamos a esse estágio”, alerta. 


As informações são do MiEiTiRiÓiPiOiLiEiS.

CN - Conexão Notícia
-
-

Tecnologia do Blogger.