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Conheça 5 mulheres que marcaram a história da fé Cristã.

       Sojourner Truth, Elisabeth Elliot, Shi Meiyu, Amanda Smith, Najua Diba— Foto/Reprodução/Creative Commons.
 
Conheça 5 mulheres que marcaram a história da fé Cristã. 
Publicado no Conexão Notícia em Atualizado em 19.novembro.2024.      

Grupo no WhatsApp Mulheres cristãsA história da Igreja Cristã é permeada por testemunhos de mulheres que se tornaram ícones por dedicar suas vidas ao ministério, muitos dos quais extremamente desafiadores, para evangelizar, aconselhar, pregar, ensinar e propagar a mensagem do Evangelho.

Em toda a narrativa bíblica, mulheres despontam como ajudadoras, missionárias, discípulas e exercendo diversas atividades, mostrando o papel feminino em todas as épocas. Ainda hoje, o exemplo de Abigail, como uma mulher intercessora e pacificadora é sempre lembrado. Ela foi responsável por aplacar a fúria de Davi contra seu marido, que se negou a ajudar o rei e seu exército.

No Novo Testamento, temos a história de Febe, mencionada por Paulo na carta aos Romanos como uma diaconisa da igreja de Cencréia. Ela é reconhecida por seu papel essencial no ministério, servindo como uma líder respeitada e ajudando a estabelecer as primeiras comunidades cristãs.

Outra personagem emblemática é Priscila, que junto com seu marido Áquila, foi fundamental na formação de discípulos e na expansão do cristianismo primitivo. Priscila é frequentemente citada como uma professora influente e uma defensora dedicada da fé cristã.
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Ao longo do tempo, inúmeras mulheres deixaram um verdadeiro legado de fé e de missão em prol do cristianismo. Neste Dia Internacional da Mulher, o JASB relembra algumas histórias para manter vivo o legado inspirador dessas mulheres. 

A brasileira Najua Diba é um nome importante a ser lembrado na história dessas mulheres de fé. Conheça a história dela, logo após conhecermos um pouco de outras missionárias da fé cristã.

CONHEÇA CINCO MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA:

Sojourner Truth – A notável escrava que se tornou evangelista.

        Sojourner Truth. — Foto/Reprodução.

Sojourner Truth se tornou uma inspiração por sua fé e luta pelos direitos das mulheres e pelo abolicionismo. Nascida em 1797 como Isabella Baumfree, era filha de escravos. Por essa condição, passou a infância sofrendo abusos de vários ‘donos’.

Sojourner foi escrava por trinta anos e sofreu muito: seus irmãos e irmãs foram vendidos na infância, ela cresceu sem educação e permaneceu analfabeta por toda a vida. Aos nove anos, a menina foi vendida em leilão com um rebanho de ovelhas por US$ 100.

Entre 1810 e 1827 ela ficou casada com outro escravo chamado Thomas, com quem teve cinco filhos. A liberdade de sua filha Sophia foi comprada por US$ 20 por uma família abolicionista amiga, mas seus outros filhos ainda eram legalmente escravos, razão pela qual ela foi forçada a deixá-los para trás.

Visões e voz de Deus

Desde a infância, Isabella tinha visões e ouvia vozes, que ela atribuía a Deus. Na cidade de Nova York, ela se associou a Elijah Pierson, um missionário zeloso. Trabalhando e pregando nas ruas, ela ingressou na Sociedade de Retenção e, eventualmente, em sua casa.

Em 1843 ela deixou a cidade de Nova York e adotou o nome Sojourner Truth, que passou a usar. Obedecendo a um chamado sobrenatural para “viajar para cima e para baixo pela terra”, ela cantou, pregou e debateu nas reuniões campais, nas igrejas e nas ruas das aldeias, exortando seus ouvintes a aceitar a mensagem bíblica da bondade de Deus e da fraternidade dos homens.
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Em 1850, ela viajou por todo o meio oeste, onde sua reputação de magnetismo pessoal a precedeu e atraiu grandes multidões. Ela era uma evangelista poderosa, mas falava cada vez mais sobre reforma social, fosse escravidão, direitos das mulheres ou condições de prisão. Mesmo quando ela pregava sobre questões sociais, seu amor por Jesus e pela Bíblia sempre fazia parte do que ela dizia.

Mary Jones – A menina que inspirou a criação da Sociedade Bíblica

        Mary Jones. — Foto/Reprodução/Longislandwins.

Mary Jones nasceu em 16 de dezembro de 1784, um pequeno vilarejo em um dos vales profundos do Norte de Gales. Seus pais eram devotos metodistas calvinistas, e ela mesma professou a fé cristã aos oito anos de idade. Era de uma família pobre, filha de um tecelão, que vivia em Llanfihangel-y-pennant.

Tendo aprendido a ler nas escolas circulantes organizadas pelo reverendo Thomas Charles, tornou-se seu desejo ardente possuir uma Bíblia própria, o que era difícil, tendo em vista que custava muito caro.

A cópia mais próxima estava em uma fazenda a três quilômetros de distância de sua pequena cabana, e não havia nenhuma cópia à venda mais perto do que Bala, que ficava a 42 quilômetros de distância. E não era certo que uma cópia pudesse ser obtida lá. A Bíblia galesa era escassa naquela época.

Tendo economizado por seis anos até ter dinheiro suficiente para pagar por uma cópia, em uma manhã do ano de 1.800 Mary saiu de Bala e caminhou 42 quilômetros por terrenos montanhosos, descalça como de costume, para obter uma cópia das mãos do Rev. Thomas Charles, o único que tinha Bíblias à venda na região.

De acordo com uma versão da história, o reverendo disse a ela que todas as cópias que ele recebeu foram vendidas ou já estavam reservadas. Mary ficou tão chateada que Charles acabou vendendo a ela uma das cópias que já havia sido prometida a outro.

Em outra versão, ela teve que esperar dois dias pela chegada de um suprimento de Bíblias e conseguiu comprar uma cópia para si e duas outras cópias para membros de sua família.
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Sociedade Bíblica

Segundo a tradição, foi a impressão que esta visita de Mary Jones deixou sobre ele que impeliu Charles a propor ao Council of the Religious Tract Society a formação de uma Sociedade para fornecer Bíblias ao País de Gales.

E em 1804 a British and Foreign Bible Society (agora a Sociedade Bíblica) foi formada. Cerca de 300 pessoas de várias denominações se ofereceram para formar a sociedade. O propósito da sociedade na formação era fornecer Bíblias mais fáceis, mais baratas ou até gratuitas para todas as pessoas.

Há uma história que, aos 70 anos, Mary Jones deu meio soberano - uma quantia significativa naquela época - para o apelo da Sociedade Bíblica para imprimir um milhão de Novo Testamento chinês.

Elisabeth Elliot - A missionária que serviu à tribo que matou seu marido

        Mary Jones. — Foto/Reprodução/ONG Elisabeth Elliot.  

Elisabeth Elliot (nascida Howard) nasceu em 21 de dezembro de 1926 em Bruxelas, na Bélgica, onde seus pais serviram como missionários. Ela se mudou para os Estados Unidos ainda criança para estudar. Lá, bem jovem, ela fez uma profissão pessoal de fé para seguir a Cristo.

Elisabeth logo sentiu o chamado de Deus para ser missionária. Em 1944, com a intenção de se tornar uma tradutora da Bíblia, ela se matriculou no Wheaton College, onde conheceu Jim Elliot, que tinha um chamado semelhante para missões e com quem teve um longo romance.

Em Wheaton, a menina estudou grego clássico para capacitá-la a trabalhar na área de línguas não escritas durante seu futuro trabalho missionário.

Após a formatura, Elisabeth treinou como tradutora da Bíblia e, em 1952, ela e Jim foram para o Equador para trabalhar como missionários.

Em 1953, Jim e Elisabeth se casaram em Quito, Equador, e continuaram seu trabalho naquele país. Dois anos depois, eles tiveram sua filha Valerie.
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Chamado para servir

Após a morte de seu marido, Jim Elliot, ela se sentiu chamada por Deus para testemunhar aos que mataram seu marido, e voltou ao Equador com sua filha. Trabalhando com uma tribo adjacente, ela orou por uma oportunidade de fazer contato com os Waodani.

Finalmente, uma mulher Waodani apareceu, permitindo que Elisabeth começasse a aprender a língua e, depois de ter sido prometida segurança, Elisabeth, sua filha de três anos e Rachel Saint (irmã do piloto assassinado) foram morar com os Waodani.

Ela ensinou não apenas sobre o trabalho missionário, mas também sobre muitos aspectos da vida cristã. Como a década de 1960 trouxe enormes mudanças culturais, ela se viu comentando sobre o papel da mulher, onde essa mulher, a mais corajosa, se posicionou contra o feminismo.

Shi Meiyu – A primeira médica missionária da China

        Shi Meiyu. — Foto/Reprodução.

Shi Meiyu nasceu em 1º de maio de 1873 em Jiujiang, nas margens do rio Yangtze, na China. Seus pais eram cristãos de primeira geração: seu pai, pastor metodista, e sua mãe, diretora de uma escola cristã.

Papel de segunda classe na cultura chinesa

Por milênios, as mulheres tiveram um papel de segunda classe bem definido na cultura chinesa. Das muitas injustiças enfrentadas pelas meninas, a pior era que ainda era costume amarrar os pés de uma jovem, esmagando os ossos para produzir pequenos pés que eram a marca registrada de uma classe social superior. Em uma decisão que prefigurou as ações radicais de sua filha, seus pais se recusaram a fazer isso.

Zombada por ter seus pés soltos, Shi Meiyu cresceu como uma forasteira e seu pai, impressionado pela médica ocidental Gertrude Howe, que também era missionária, de família Quaker americana, decidiu que a filha deveria estudar medicina.

Ela foi enviada aos Estados Unidos em 1892 para estudar medicina. Diante de uma incapacidade generalizada de pronunciar seu nome, Shi Meiyu adotou o nome de ‘Mary Stone’ e, em 1896, ela a amiga Kang Cheng, que adotou o nome de ‘Ida Kahn’, se tornaram as primeiras mulheres chinesas a se formarem em medicina ocidental.

Shi Meiyu combinou as mãos de uma cirurgiã, o coração de uma evangelista e a mente de uma administradora para se tornar uma das grandes mulheres cristãs chinesas do século 20.
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Missão médica

Já como médica, Shi Meiyu voltou para Jiujiang e, com apenas 24 anos, estava confiante de que era hora de os cristãos chineses assumirem a liderança. Assim, abriu uma clínica junto com a colega. Com apoio financeiro americano, ela logo conseguiu abrir um hospital com 95 leitos.

Shi Meiyu passou quase cinquenta anos trabalhando na China. Por causa da sua baixa estatura, ela tinha que se sentar em um banquinho para operar. Logo ela se tornou uma cirurgiã respeitada. Ela também distribuía remédios e fazia cansativas consultas médicas no interior, onde costumava tratar cinquenta pacientes por dia. No entanto, Shi Meiyu foi muito mais do que apenas uma médica pioneira e durante anos não foi apenas a administradora do hospital, mas também criou e dirigiu programas de treinamento para enfermeiras.

Sua visão não conhecia limites e ela estava envolvida na criação de hospitais, centros de treinamento e escolas em toda a China, uma nação quase do tamanho da Europa.

Amanda Smith - Primeira mulher negra a se tornar evangelista internacional

Amanda Berry Smith nasceu em 23 de janeiro de 1837, como escrava, cresceu no condado de York, Pensilvânia; seu pai, Samuel Berry, ganhou dinheiro suficiente com trabalho extra para comprar a liberdade para si mesmo, sua esposa e filhos.

Eles se mudaram para o condado de York, Pensilvânia, onde sua casa se tornou uma estação da estrada de ferro subterrânea. Lá eles tiveram mais sete filhos.

Apesar da pobreza de sua educação, Amanda cresceu cercada de orações e leitura da Bíblia e foi ensinada a ler e escrever por seus pais.
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Ela trabalhou brevemente como lavadeira e empregada doméstica para sustentar sua família antes de se casar com Calvin M. Devine em 1854.

Ele morreu como soldado da União na Guerra Civil. Ela se mudou para a Filadélfia em 1863 e se casou com James H. Smith, um diácono de uma Igreja Episcopal Metodista Africana. 

Smith teve dois filhos com o primeiro marido, três com o segundo, mas apenas uma filha, Mazie, sobreviveu à infância.

Ela se tornou ativa no movimento de Santidade, que exortava todos os crentes, independentemente de sua situação ou status, a compartilhar publicamente sua fé.

Em 1869, ela pregava regularmente em igrejas afro-americanas em Nova York e Nova Jersey e também para públicos brancos. O sucesso de Smith em pregar para uma audiência branca em um acampamento de santidade no verão de 1870 a levou a se comprometer inteiramente com o evangelismo.

Viagens missionárias

Embora ela não tenha sido ordenada ou apoiada financeiramente pela Anderson Chapel AME Church ou qualquer outra organização, ela se tornou a primeira mulher negra a trabalhar como evangelista internacional em 1878. Ela serviu por doze anos evangelizando na Inglaterra, Irlanda, Escócia, Índia e vários países africanos.

De 1879 a 1881 ela esteve na Índia, e depois de outra breve estada na Inglaterra, ela partiu em 1881 para a África Ocidental. Por oito anos ela fez trabalho missionário na Libéria e em Serra Leoa. Após outra estada na Grã-Bretanha de 1889 a 1890, ela voltou aos Estados Unidos. Ela pregou nas cidades do leste até 1892, quando se mudou para Chicago.

Em 1893, Smith publicou An Autobiography. Os rendimentos do livro, junto com suas economias, a renda de um pequeno jornal que publicou e presentes de outras pessoas, permitiram que ela abrisse um lar para órfãos afro-americanos em Harvey, Illinois, em 1899. Por fim, ela retomou a pregação e cantando para sustentar o lar.
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Ela escreveu um jornal mensal, o Helper, que aumentou seus esforços de arrecadação de fundos para a escola.

NAJUA DIBA - a missionária brasileira

        Najua Diba. — Foto/Reprodução.

Brasileira, nascida em 14 de fevereiro de 1947, Najua Diba é um nome importante a ser lembrado na história de missões mundiais. Descendente de libaneses, de origem cristã ortodoxa bizantina, ela cresceu no interior de São Paulo. Desde cedo compreendia que desejava Jesus como seu Salvador, porém apenas em 1978 teve seu encontro com Cristo.

Najua relatava que seu chamado missionário foi na mesma data de sua conversão, mesmo sem saber ao certo como seria. O dia da confirmação e direcionamento ocorreu apenas um ano depois, em 1979. 

Foi durante sua participação em um acampamento da Igreja Cristo Salva, a qual frequentava na cidade de São Paulo, que ela recebeu o chamado especifico para a Albânia. Esse evento era organizado durante os dias de Carnaval pelo saudoso Tio Cássio e sua esposa Noely.

O seu chamado para Albânia foi surpreendente, pois Najua não conhecia esse país e precisou buscar no mapa para saber onde se encontrava. Além disso, nos anos 80 o país vivia sob o domínio comunista e ser missionária ali era considerado um desafio impossível. Por isso, seu chamado sempre foi muito contestado.

Segundo ela:

“Na época aquilo parecia impossível, mas de todo meu coração eu acreditei naquele chamado. As notícias sobre o avanço do evangelho na Albânia não eram nem um pouco animadoras, mas eu tinha uma forte convicção de que um dia iria morar e trabalhar naquele país.”

Com toda a sua determinação, a missionária iniciou sua trajetória fazendo os cursos de Teologia e Missiologia na Missão Antioquia, finalizando em 1984. Em janeiro de 1985 foi para a Inglaterra, onde recebeu treinamento linguístico e ministerial por dois anos. Nesse momento Najua desejava poder estar na Albânia, porém ainda precisou passar aproximadamente quatro anos em Kosovo, na época uma província da Ioguslávia que faz fronteira com o país albanês. Esse foi um tempo de muita oração e aprendizado da língua local. Durante esse período ela esteve algumas vezes na Albânia como turista, oportunidades em que escapava do roteiro oficial e sempre tentava falar de Jesus para as pessoas que encontrava.

Em uma das viagens, em 1991, exatamente no dia 15 de abril, ela entrou na Albânia e de forma milagrosa permaneceu, mesmo quando as fronteiras estavam fechadas para o mundo. Dessa forma, Najua Diba já estava dentro do país quando ocorreu a queda do comunismo, tornando-se a primeira missionária a ter entrado na Albânia com a sua reabertura.

A história de como foi possível o impossível é ainda mais emocionante quando relatada nas palavras da própria missionária:
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Em uma das viagens como turista, […] quando entrei no quarto, para pegar minha mala, a camareira já estava preparando o quarto para o próximo hóspede. Pedi a ela se podia deita-me só por dois minutos, ao que ela prontamente atendeu. Neste momento ouvi uma voz suave em meu coração dizendo: ‘Fale de mim para ela’. […] A camareira olhou-me com surpresa e perguntou: ‘Você acredita em Deus?’ Respondi que sim e continuei a conversa lhe perguntando se ela também acreditava. Ela então me falou: ‘Acredito sim, mas não o conheço. Tenho até um livro em casa que fala dele, mas não sei ler pois é em árabe. Só o coloco embaixo do travesseiro’. Logo percebi que ela era mulçumana. Aquela era minha chance, perguntei-lhe se ela gostaria de conhecer o Deus que eu conhecia. Ela concordou e assim resolvi que falaria rapidamente alguma coisa sobre Jesus. Em poucos minutos expliquei a ela o plano de Salvação, ensinei-lhe um cântico e orei. Quando nos despedimos, senti o desejo de deixar com ela uma porção das Escrituras, que trazíamos conosco de forma clandestina. […] Assim que pude entregar a ela [o pequeno exemplar do evangelho de João], também trocamos nossos endereços. Pronto, pensei, missão cumprida! Entrei no ônibus ainda admirada com tudo que havia acontecido e orei para que a semente plantada naquele coração florescesse. Voltei para Kosovo, mas o que eu realmente desejava era poder ficar de vez na Albânia. […] Meu contato no país seria aquela camareira com quem eu havia compartilhado o evangelho. Tudo foi arranjado e eu voltei à Albânia em 15 de abril de 1991. Lá chegando, fui ao mesmo hotel para encontrar a camareira, mas para minha surpresa ela não estava lá, estava de férias, então não havia como localizá-la sem levantar suspeitas. Sem saber como deveria agir, cumpri o roteiro turístico, orando para que de alguma forma eu pudesse ficar. Mas a semana passou rapidamente e nada aconteceu. Agora eu já estava de malas prontas outra vez, preparada para partir, mas triste porque meu plano não havia dado certo. Foi nesse momento que vi uma mulher entrando no hotel e vindo em minha direção….Era ela, a camareira!, Ela contou-me que de uma maneira sobrenatural naquele dia o Senhor a havia direcionada a vir ao hotel para me encontrar. Ela tinha vindo em obediência à palavra do Senhor. […] Desta maneira, eu finalmente consegui ficar na Albânia, como havia sonhado. Quando logo depois as fronteiras foram abertas, eu já estava lá.”

Em outubro de 1991, Nájua iniciou a Igreja Evangélica Emanuel de Tirana, a primeira na Albânia após a reabertura para o Evangelho, junto com John Quanrud. Depois foram plantadas outras duas igrejas, em Kamez, em 1993, e Valias, em 1997.

Surgiram grandes dificuldades no país após a queda do regime comunista, e nesse momento, cristãos de vários locais do mundo que já oravam pela Albânia há bastante tempo começaram a se reunir para mandar ajuda social e espiritual para os albaneses. A organização Portas Abertas auxiliou nessa fase a elaboração da primeira Bíblia em albanês moderno.
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A partida de Najua Diba para o lar celestial ocorreu em 31 de outubro de 2020. O seu exemplo e dedicação em missões ficou marcado na nação albanesa como um legado. Houve uma honrosa cerimônia fúnebre no dia 1º de novembro de 2020 na própria Albânia, onde seu coração ficou plantado. A vida dela deixou muitas lições, entregando-se sem reservas ao Senhor Jesus e abrindo o caminho para que missionários de diversas partes do mundo possam hoje encontrar uma igreja crescente na Albânia.

Entrevista Najua Diba l 40ª Conferência Missionária:

Autoria: Redação Radar


CN - Conexão Notícia

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Trabalho infantil se agrava no país, segundo PNAD.

       Exploração do trabalho infantil é uma violação da dignidade humana. — Foto/Reprodução/Vatican News.
 
Publicado no Conexão Notícia em 28.janeiro.2024. Atualizado em 11.março.2024.       

Grupo no WhatsApp Afetando 1,9 milhão de crianças e adolescentes, o trabalho infantil cresceu 7% no país entre 2019 e 2022. O dado representa 4,9% da população entre 5 e 17 anos no Brasil. Os números são da pesquisa PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE em dezembro de 2023.

O trabalho infantil fez parte da realidade de 1,9 milhão de crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos em 2022, o que representa 4,9% da população brasileira nessa faixa etária. 

O número de crianças e adolescentes nessa situação vinha caindo desde 2016, chegando a 1,8 milhão em 2019, mas no ano passado o contingente voltou a crescer. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (20/12).

A secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerina Volcov, aponta dois fatores que podem explicar o crescimento da proporção de crianças e adolescentes que exercem trabalho infantil.

A redução dos investimentos em políticas sociais e básicas e a pandemia prejudicaram centenas de milhares de famílias”, afirma.

Segundo a PNAD, entre aqueles que estavam em trabalho infantil em 2022, 1,4 milhão estavam ocupados em atividades econômicas, enquanto 467 mil produziam para consumo próprio. As atividades econômicas envolvem algum trabalho na semana de referência que seja remunerado com dinheiro, produtos ou mercadoria ou, ainda, sem remuneração, quando ajudam na atividade econômica de familiar ou parente.

A produção para consumo próprio é responsável por gerar bens e serviços para uso exclusivo dos moradores do domicílio. Algumas atividades relacionadas ao consumo próprio são o cultivo, a pesca, a caça, a criação de animais, ou construção e reparos no próprio domicílio.
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De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil é “aquele que é perigoso e prejudicial para a saúde e o desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças e que interfere na sua escolarização”.

O Estatuto da Criança e do Adolescente  (ECA) proíbe o desempenho de qualquer atividade laboral por menores de 16 anos, podendo o adolescente trabalhar como aprendiz a partir dos 14 anos. Mas o que consta na lei é bem diferente da realidade, evidenciada pela pesquisa.

         O trabalho infantil ainda é uma realidade a ser combatida no Brasil e no mundo, em especial nos países em desenvolvimento. — Foto/Reprodução/Brasil Escola

Leia, a seguir, cinco destaques da pesquisa sobre o cenário do trabalho infantil no Brasil

1) O trabalho infantil cresceu 7% no Brasil entre 2019 e 2022  

Enquanto o número de crianças e adolescentes com 5 a 17 anos de idade caiu 4,1% entre 2016 e 2019, o contingente em situação de trabalho infantil diminuiu ainda mais (-16,8%). Já entre 2019 e 2022, essa população continuou a decrescer (-1,4%), mas a proporção aumentou 7%, passando de 1,758 milhão em 2019 para 1,881 milhão no ano passado.

A secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerina Volcov, aponta a redução dos investimentos em políticas sociais e a pandemia de covid-19 como dois fatores que ajudam a explicar o crescimento do contingente de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. 

De acordo com Katerina, o Brasil dispõe de uma legislação em defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, que é um exemplo mundial, assim como existem políticas, mas há lacunas para o funcionamento.

Para que essas políticas públicas funcionem, principalmente, nas áreas da assistência social, de educação e de geração de renda é necessário e fundamental que os governos municipais, estaduais e federal invistam recursos para essas mesmas políticas”, pontua.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), criado em 1996 e que propõe um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce, é uma das ações que na avaliação da secretária-executiva precisa ser retomada.

2) Mais da metade dos trabalhadores infantis tinham 16 e 17 anos de idade

Mais da metade (52,5% ou 988 mil) das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no período que compreende a pesquisa tinham de 16 a 17 anos. Ao passo que a faixa etária de 14 a 15 anos era de 23,6% ou 444 mil pessoas e de 5 a 13 anos (23,9% ou 449 mil).
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De 2016 a 2022, o percentual de crianças de 5 a 13 anos em trabalho infantil ficou estável. Na faixa de 16 a 17 anos, porém, cresceu 1,4 ponto percentual entre 2019 e 2022.

Entre os que estavam inseridos em atividades econômicas, o predomínio era de adolescentes com 16 e 17 anos de idade (60,6% ou 858 mil pessoas). Entre os que produziam para apenas o próprio consumo, havia maior proporção do grupo de 5 a 13 anos de idade (47,5% ou 222 mil pessoas).

Outro dado levantado pela PNAD é que  32,4% dos adolescentes de 16 e 17 anos exerciam o trabalho infantil por 40h semanais ou mais, tendo a jornada mais longa entre todas as faixas etárias. 

Duas em cada cinco (40,6%) crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil trabalhavam até 14 horas semanais e 14% trabalhavam de 25 a 39 horas por semana. Uma em cada quatro (24,9%) dessas crianças trabalhavam por 15 e 24 horas semanais e uma em cada cinco (20,5%), por 40 horas ou mais.

“Em vista dos dados, vemos que são as e os adolescentes os mais afetados pelo trabalho infantil. O Bolsa Família oferece R$150,00 para cada criança de até 6 anos e apenas R$ 50,00 para aqueles (as) com idade entre 7 e 18 anos.  Nós precisamos que todas as faixas etárias, de 0 a 18 anos, pertencentes às famílias que recebem o Bolsa Família recebam o mesmo valor”, defende Katerina Volcov.

3) Meninos negros são maioria e meninas ganham menos 

Crianças e adolescentes do sexo masculino representavam pouco mais que a maioria (51,1%) da população de 5 a 17 anos do país e 65,1% daqueles que estavam em trabalho infantil.

O contingente de meninos pretos e pardos  em situação de trabalho infantil (66,3%) superava o percentual desse grupo no total de crianças e adolescentes do país (58,8%). Já a proporção de brancos no trabalho infantil (33%) era inferior à sua participação no total de crianças e adolescentes (40,3%).

Em 2022, o rendimento médio real das pessoas de 5 a 17 anos que realizavam atividade econômica em situação de trabalho infantil foi estimado em R$ 716.  Entre as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, os meninos tinham rendimento de R$ 757, enquanto as meninas recebiam 84,4% desse valor (R$ 639). 

A disparidade racial também é observada na remuneração. Entre as crianças e adolescentes em trabalho infantil com remuneração, as pretas ou pardas recebiam, em média, R$ 660 e as brancas, R$ 817.  

Os trabalhadores infantis estudantes recebiam, em média, R$ 671, enquanto o rendimento dos que não frequentavam escola chegava a R$ 931. 

4) Piores formas de trabalho infantil afetam 756 mil 

Em 2022, o Brasil tinha 756 mil crianças e adolescentes com 5 a 17 anos de idade nas piores formas de trabalho, que envolviam risco de acidentes ou eram prejudiciais à saúde. Isso equivale a 46,2% do 1,6 milhão de crianças e adolescentes que realizavam atividades econômicas. 

Essa proporção caiu de 51,3% em 2016, para 45,8%, em 2019, mas voltou a subir e chegou em 46,2% em 2022. O envolvimento de menores de 18 anos em tais atividades é proibido pelo decreto 6.481, de 12 de junho de 2008.

As piores formas de trabalho infantil são uma classificação adotada por vários países para definir as atividades que mais oferecem riscos à saúde, ao desenvolvimento e à moral das crianças e dos adolescentes, determinadas na Lista TIP, como o trabalho doméstico.

A metodologia utilizada foi elaborada com o apoio da OIT, do Ministério da Cidadania, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Ministério Público do Trabalho e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, entre outras instituições.  

5) Crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil frequentam menos a escola 

Cerca de 97,1% da população de 5 a 17 anos eram estudantes, mas a proporção caia para 87,9% entre as crianças e adolescentes dessa faixa etária em situação de trabalho infantil.
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Quase todos (98,5%) no grupo etário dos 5 aos 13 anos frequentavam a escola, assim como os que estavam em situação de trabalho infantil nessa faixa etária (98,5%). Já na faixa dos 14 aos 15 anos, 98,5% frequentavam escola, mas essa taxa era um pouco menor (96,0%) entre os trabalhadores infantis das mesmas idades.

O grupo etário com 16 e 17 anos mostrou uma diferença maior: 89,4% da população com 16 e 17 anos frequentavam escola, mas apenas 79,5% dos adolescentes nessas idades e em situação de trabalho infantil seguiam estudando.

A secretária-executiva do FNPET, Katerina Volcov, chama atenção ainda para a situação das crianças e adolescentes que vivem nas áreas rurais, bem como no Norte do país, e carecem de acesso à educação.

“Precisamos de mais escolas nessas localidades e infraestrutura adequada para o CRAS, o CREAS e os conselhos tutelares. É essencial que os governos estejam articulados a fim de que a rede de proteção que faz o trabalho no território esteja devidamente equipada e com a infraestrutura necessária para poder, de fato, averiguar e colocar essa criança ou adolescente protegidas da situação de trabalho infantil”.


As informações são de NATALY SIMÕES, Educação e território.

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