Header Ads


A Pegada que chocou Israel. Arqueologia bíblica no Israel com Aline.

      Direto do Estado de Israel, Aline falará sobre o sítio arqueológico de Gilgal.  —  Foto/Reprodução.
 
A Pegada que chocou Israel. Arqueologia bíblica no Israel com Aline.
Publicado no Conexão Notícia.             

Grupo no WhatsApp Hoje no Israel com Aline iremos conhecer Gilgal, um local desconhecido mas que guarda muita historia bíblica, conforme o vídeo que disponibilizamos lobo abaixo.

O que é Gilgal na Bíblia Sagrada?

Gilgal é o nome de um ou mais lugares na bíblia hebraica. É mencionado 39 vezes, em particular no Livro de Josué como o lugar onde os israelitas acamparam após atravessar o Rio Jordão (Josué 4:19 - 5:12).

Na bíblia, está intimamente associado com a ideia da relação especial de Israel com Deus.
-
-
Gilgal associada com Josué

Quando Josué conduziu o povo para a terra prometida, eles construíram um memorial em Gilgal (Josué 4:19-20). No mesmo lugar, os filhos de Israel foram circuncidados para mostrar que estavam deixando para trás toda a influência corrupta do Egito (Josué 5:1-9). 

O povo ficou em Gilgal para celebrar a primeira Páscoa na nova terra (Josué 5:10), e mais tarde vieram juntos a esse lugar para dividir a terra que Deus lhes havia dado (Josué 14:6). Gilgal, como Betel, representava a presença de Deus entre os israelitas. Gilgal é o lugar da Aliança, é o lugar de formar profetas.

O primeiro lugar do acampamento Israelita após a travessia do Rio Jordão . Ele também foi um lugar de sacrifícios (I Sam. 10:8, 11:15, 15:12).

      Sítio arqueológico de Gilgal, Estado de Israel.  —  Foto/Reprodução.

Gilgal associada com Elias e Eliseu

No Livro dos Reis, "Gilgal" é mencionada como a casa de vários profetas. O texto afirma que Elias e Eliseu foram até lá quando eles desceram a Betel de Gilgal (2 Reis 2:1–2), sugerindo que o lugar estava nas proximidades de Betel e, portanto, em uma região montanhosa, que é um pouco diferente do lugar associado com Josué. 

Uma vez que "Gilgal" significa literalmente "círculo de pedras eretas", é bastante plausível que possa ter havido mais de um lugar chamado Gilgal, e, embora existam opiniões divergentes, é comumente considerada como sendo lugar diferente daquele envolvido com Josué.
-
-
Atualidade
Atualmente existem duas localidades com o nome Gilgal em Israel, sendo um o kibbutz Gilgal e outro que a arqueologia confirma se tratar do Gilgal bíblico, próximo a Petzael. Neste local está sendo construído um pólo turístico desde 2016 sob administração de um grupo empresarial de mesmo nome em Israel.

Vídeo completo sobre a pegada que chocou Israel:


CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!

Tecnologia do Blogger.