Justiça determina que União indenize criança com sequelas por causa de vacinas.
Justiça condena a União a indenizar uma criança com sequelas por causa de vacinas. — Foto/Reprodução/Freepik.
Justiça determina que União indenize criança com sequelas por causa de vacinas.
Grupo no WhatsApp | A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) determinou que a União pague R$ 200 mil de danos morais a uma criança que teve sequelas em razão de vacinas do calendário básico infantil.
-
-
Os desembargadores também fixaram uma pensão mensal, no valor de um salário mínimo, a título de danos materiais.
De acordo com a decisão, de 12 de março, divulgada na quarta-feira 12 pela assessoria de imprensa do TRF-1, a criança, do Maranhão, nasceu saudável e aos seis meses, depois de tomar a vacina Tetravalente (DTP + HIB) e Antipólio, sofreu a sequela denominada encefalomielite pós-vacinal e desenvolveu transtorno específico do desenvolvimento motor, além de paralisia cerebral espástica, paralisia cerebral infantil, convulsões e desnutrição.
A União alegou não fazer parte da cadeia de eventos que gerou os danos à criança e afirmou ter prestado todos os atendimentos necessários. Porém, as enfermidades e a causa delas — as vacinas — foram comprovadas por laudo de perito judicial, anexado ao processo, o que levou à condenação da União.
Em primeiro grau, a Justiça já tinha decidido favoravelmente à família, porém, com indenização maior — de R$ 400 mil. O desembargador Jamil Rosa de Jesus Oliveira também votou pela redução à metade do valor da pensão mensal, de dois para um salário mínimo.
Segundo ele, o montante garante “sua sobrevivência de forma minimamente digna, uma vez que desde a vacinação passou a apresentar sequelas nas funções mentais e motoras, impedindo-a de se desenvolver de forma plena, tendo certamente mobilizado parte da família nos seus cuidados de forma limitante, impossibilitando-a, inclusive, de futuramente ingressar no mercado de trabalho”.
-
-
A decisão foi unânime entre os integrantes da turma.
Créditos: Revista Oeste.
VÍDEO: Garotinho visita túmulo da mãe para mostrar seu boletim escolar e imagens viralizam na web.
As câmeras de segurança de um cemitério no Equador captam o momento em que o menino aparece apenas para conversar e fazer companhia à sua mãe.
Enfrentar a perda de um ente querido pode ser considerado um dos processos mais difíceis de passar, que provocam profundas mudanças no estilo de vida e na forma como as pessoas passam a encarar o mundo. A saudade delicada pode até passar a ser tolerável com o passar dos meses e dos anos, mas isso não significa que a morte não siga impactando as vidas.
-
-
Um vídeo de um menino visitando o túmulo da mãe acabou viralizando nas redes sociais. Segundo informações do jornal La Voz, o caso ocorreu no Equador, e o que as câmeras de segurança captaram acabou comovendo o mundo inteiro.
Um menino entra no cemitério e encontra o túmulo da mãe, carregando apenas um buquê de flores em uma das mãos e uma mochila em suas costas. Na lápide, o nome de quem um dia deve ter afagado seu próprio filho: Bertha María Delgado Soledispa, que faleceu em 2005. Apenas quem enfrenta a ausência sabe o quão importante é tentar se conectar a algo que faça sentido, como no caso dessa criança.
O pequeno deposita o buquê que levou na lápide da mãe, e retira a mochila das costas, procurando algo que estava guardado. Em questão de segundos, ele tira de dentro da bolsa seu boletim escolar, e começa a mostrar para a mãe como se ela ainda estivesse viva, comovendo a todos os internautas.
Mas a emoção não para por aí, o menino passa a acariciar o túmulo como se estivesse fazendo carinho na sua mãe, começando a se emocionar, sentindo a falta da matriarca. Aquele momento íntimo continua, e ele decide se deitar ao lado do tumulo da mãe, desejando passar um tempo a mais ali. Que o Senhor Jesus preencha o vazio do pequeno coração do garoto.
--
-
Veja o vídeo emocionante:
LEIA TAMBÉM:
Faça o seu comentário aqui!