Brasil encerra abril próximo ao total de casos de dengue de todo o ano de 2021
Grupo no WhatsApp | Segundo dados do Ministério da Saúde, em quatro meses, o Brasil se aproxima ao total de casos prováveis de dengue de todo o ano de 2021.
-
-
Até a semana 16 de monitoramento deste ano, foram contabilizados 542.038 casos prováveis da doença. Em 2021, o total registrado na última semana de boletins epidemiológicos da Saúde foi de 544.460.
Em comparação com o mesmo período do ano, até a semana 16 de 2021, neste ano houve um aumento de 113,7 % de casos registrados.
Com um surto em alta, o Brasil registrou nos quatro primeiros meses deste ano o mesmo nível de casos de dengue verificados oficialmente em todo o ano de 2021.
LEIA TAMBÉM:
Foram 542 mil casos até 23 de abril, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na segunda-feira (2). No ano passado inteiro, o Brasil somou 544 mil casos.
-
-
O que está por trás de nova epidemia de dengue no Brasil
Quais os sintomas, cuidados e tratamento da dengue?
Dengue tem vacina? Veja imunizantes disponíveis e o que esperar da pesquisa do Butantan
O boletim epidemiológico do governo federal aponta um aumento de 113% nos casos da doença na comparação com o ano passado.
Curva epidêmica dos casos prováveis de dengue, por semanas epidemiológicas de início de sintomas — Foto: Ministério da Saúde
Segundo dados do boletim, até 16 de abril, a região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência de dengue, com 920,4 casos a cada 100 mil habitantes. Por lá, o destaque negativo fica para o estado de Goiás, que lidera a incidência da doença em todo o país, com 1.366 casos a cada 100 mil habitantes.
O número representa cerca de 5 vezes a incidência nacional (254 casos/100 mil hab.).
-
-
Outro destaque fica para as unidades federativas que já superaram o índice absoluto de casos de 2021. Foram elas: Rondônia (5.139), Tocantins (16.846), Maranhão (1.771), Piauí (5.220), Rio Grande do Norte (6.278), Minas Gerais (37.169), Paraná (65.437), Santa Catarina (36.979), Rio Grande do Sul (27.461), Goiás (98.455) e Distrito Federal (29.928).
LEIA TAMBÉM:
O estado de São Paulo tem o maior número de casos, com mais de 126 mil registros. Em abril, a cidade de Votuporanga chegou a decretar epidemia de dengue.
Já os municípios que mais registram casos foram Goiânia (31.189), Brasília (29.928) e Palmas (9.080). Além delas, São José do Rio Preto e Votuporanga, em São Paulo, seguem a lista com 7 mil e 6 mil casos, respectivamente.
Mortes
Ainda segundo as informações do Ministério da Saúde, até o momento, foram confirmados 160 óbitos por dengue em todo o país. Os estados que apresentaram o maior número de óbitos foram: São Paulo (56), Santa Catarina (19), Goiás (19) e Bahia (16).
A pasta informou que investiga ainda outros 228 óbitos prováveis pela doença.
-
-
Prevenção
O acúmulo de água parada é um dos principais facilitadores para a proliferação do Aedes aegypti – o mosquito que transmite dengue, o Zika e chikungunya.
Por isso, especialistas recomendam se atentar a locais que possam reter água, como vasos de planta, pneus velhos e calhas. Em locais em que é difícil evitar a água parada é recomendado o uso de larvicidas.
No Brasil, a única vacina autorizada para uso contra a dengue é vendida pela rede privada e não disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda o imunizante para pessoas que nunca tenham tido contato com o vírus.
CN - Conexão Notícia. com informações de CNN Brasil e G1.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!
LEIA TAMBÉM:
-
-
ISTOÉ - Fake: a ONU jamais inocentou Lula. Aliás, nem mesmo o STF.
Luiz Inácio Lula da Silva, o meliante de São Bernardo, pode ser tudo, menos inocente. Ao contrário. Foi condenado duas vezes, e em duas instâncias diferentes, por corrupção e lavagem de dinheiro, e teve ambas as condenações ratificadas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e a prisão autorizada pelo próprio STF (Supremo Tribunal Federal).
LEIA TAMBÉM:
-
-
Fernando Rocha desabafa sobre saída da Globo: “Me sentia como um cachorro”
O jornalista trabalhou por quase três décadas na TV Globo e, na época da demissão apresentava o programa “Bem Estar” ao lado de Mariana Ferrão. “Trabalhei lá durante 30 anos, em Belo Horizonte, em Recife, um pouco no Rio e em São Paulo também a maior parte do tempo”, relembrou. Leia a matéria completa, aqui!
LEIA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!