Surto de Covid na Coreia do Norte preocupa comunidade científica
Grupo no WhatsApp | A comunidade científica está preocupada com o surto de Covid-19 na Coreia do Norte, um dos países mais fechados do mundo, com um sistema de saúde pobre e uma população enfraquecida pela subnutrição. As autoridades norte-coreanas anunciaram oito novas mortes e 400 mil novos casos, uma semana depois de terem anunciado, pela primeira vez, que a pandemia tinha chegado ao país.
-
-
A Coreia do Norte registrou ao menos 21 mortes suspeitas em meio a surto de Covid-19 nas últimas 24 horas, informou no sábado (14, sexta-feira no Brasil) a agência estatal KCNA.
A mídia estatal informou que 50 pessoas morreram, 1.213.550 sofrem de febre e pelo menos 564.860 estão sob tratamento médico.
LEIA TAMBÉM:
A Coreia do Norte mantém um rígido bloqueio do coronavírus desde o início da pandemia, embora especialistas tenham dito que, com a presença da variante Ômicron na região, era questão de tempo até que a Covid-19 se espalhasse pelo país.
Segundo as estatísticas oficiais, mais de 288 mil pessoas estão em isolamento sob suspeita de infecção pelo coronavírus.
-
-
O país asiático declarou o primeiro surto de Covid-19 no país desde o início da pandemia.
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu, em um pronunciamento, que o surto que atinge o país é um "grande desastre".
Surto após dois anos de negação
A Coreia do Norte reconheceu na quinta-feira (12) seu primeiro surto de Covid-19 no país desde o início da pandemia e declarou uma "grave emergência nacional".
Kim Jong-un ordenou o confinamento em todo o país que, desde 2020, fechou ainda mais suas fronteiras para o exterior, o que derrubou sua economia e comércio.
Fábricas, estabelecimentos comerciais e residências devem permanecer fechados e reorganizados para "bloquear de maneira impecável a propagação do vírus maligno", informou a agência estatal.
-
-
Durante toda a pandemia, a Coreia do Norte expressou orgulho por sua declarada capacidade de manter o vírus fora de suas fronteiras.
País pode não ter vacinado população
Analistas acreditam que a Coreia do Norte não vacinou nenhum de seus 25 milhões de habitantes depois de rejeitar as ofertas de doses da Organização Mundial da Saúde (OMS), da China e da Rússia.
LEIA TAMBÉM:
Também consideram que o deficiente sistema de saúde do país isolado enfrentaria muitas dificuldades para enfrentar um grande surto de Covid-19.
-
-
A Coreia do Norte fica próxima de países que enfrentaram ou ainda enfrentam surtos da variante ômicron, como Coreia do Sul e China, onde várias cidades estão em confinamento há várias semanas.
Com informações de Euro News, Portal de Notícias R7 e G1.
CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!
-
-
Músico de Marília Mendonça passa necessidade e fãs ajudam com vaquinha
Vivendo de freelancer em Goiânia, Goiás, o músico Luís Vagner da Silva, de 45 anos, lembra com muito carinho o tempo que tocou para dois grandes nomes da música sertaneja: Cristiano Araújo e Marília Mendonça. Leia a matéria completa, aqui!
LEIA TAMBÉM:
-
-
ISTOÉ - Fake: a ONU jamais inocentou Lula. Aliás, nem mesmo o STF.
Luiz Inácio Lula da Silva, o meliante de São Bernardo, pode ser tudo, menos inocente. Ao contrário. Foi condenado duas vezes, e em duas instâncias diferentes, por corrupção e lavagem de dinheiro, e teve ambas as condenações ratificadas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e a prisão autorizada pelo próprio STF (Supremo Tribunal Federal).
LEIA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!