Header Ads


Os misteriosos surtos de hepatite em crianças na Europa e nos EUA.

      Hepatite causa dores de barriga em crianças, que ficam com olhos e pele amarelados.   —  Foto: FREEPIK.
 
Os misteriosos surtos de hepatite em crianças na Europa e nos EUA
Publicado no Conexão Notícia em  27.abril.2022. Atualizado em 04.maio.2022.         

Grupo no WhatsApp Autoridades de saúde em quatro países europeus e nos Estados Unidos estão investigando registros de hepatite em crianças.
-
-
Casos de hepatite, ou inflamação do fígado, foram relatados na Dinamarca, Irlanda, Holanda, Espanha e EUA. E as autoridades de saúde do Reino Unido disseram, na semana passada, ter detectado mais casos do que o normal da infecção entre crianças.

A causa das infecções ainda não é conhecida.

O Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) não especificou quantos casos foram encontrados nos quatro países europeus no total.

Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que menos de cinco foram encontrados na Irlanda e três na Espanha. E acrescentou que a detecção de mais casos nos próximos dias é provável.

As investigações sobre a causa das infecções estão em andamento em todos os países europeus onde foram relatados casos, disse o ECDC.

-
-
Nos EUA, o departamento de saúde pública do Alabama disse que nove casos foram detectados em crianças de um a seis anos de idade, com duas delas precisando de transplantes de fígado. Investigações de casos semelhantes em outros estados estão em andamento.

O Reino Unido é onde o maior número de casos foi relatado — com um total de 74 até agora.

Na semana passada, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido disse que os vírus usuais que causam hepatite infecciosa (hepatite A a E) não foram detectados entre os casos no Reino Unido.

Como resultado, os profissionais estão analisando outras causas possíveis e acreditam que o adenovírus comum pode ser a causa.

Os adenovírus são uma família de vírus que geralmente causam uma série de doenças leves, como resfriados, vômitos e diarreia.
-
-
No entanto, outras possíveis causas da infecção também estão sendo investigadas, entre elas a covid-19.

As autoridades disseram que não há ligação aparente com as vacinas de covid-19.

O que é hepatite?

      A hepatite é a inflamação do fígado e é a segunda maior doença infecciosa letal do mundo.   —  Foto: GETTY IMAGES.

Hepatite é um termo amplo usado para descrever a inflamação do fígado.


Geralmente é causada por uma infecção viral. Mas a doença também pode ser provocada pela exposição a alguns produtos químicos, consumo excessivo de álcool, drogas e certos distúrbios genéticos.

Existem cinco tipos principais de hepatite causados por vírus específicos — conhecidos como A, B, C, D e E — mas nenhum deles parece ter causado a inflamação do fígado observada nessas crianças até agora.
-
-
Alguns tipos de hepatite podem passar sem problemas sérios, enquanto outros podem ser duradouros.

As autoridades de saúde do Reino Unido disseram que os pais devem estar atentos a sintomas como icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos).

BBC News.

CN - Conexão Notícia.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Veja como doar aqui!


-
-
Fernando Rocha desabafa sobre saída da Globo: “Me sentia como um cachorro”

        O jornalista Fernando Rocha abriu o jogo sobre o seu desligamento da Globo.     —  Foto/Reprodução.
 
O jornalista trabalhou por quase três décadas na TV Globo e, na época da demissão apresentava o programa “Bem Estar” ao lado de Mariana Ferrão. “Trabalhei lá durante 30 anos, em Belo Horizonte, em Recife, um pouco no Rio e em São Paulo também a maior parte do tempo”, relembrou. Leia a matéria completa, aqui!

-
TECNOLOGIA - Netflix perde assinantes pela primeira vez em uma década

      Netflix acena com assinaturas mais baratas e anúncios dentro da plataforma.     —  Foto/Reprodução: Divulgação.
 
Líder do mercado internacional de streaming, a Netflix perdeu assinantes pela primeira vez em uma década. A empresa de entretenimento anunciou na última terça-feira, 19, que cerca de 200 mil pessoas deixaram a plataforma no primeiro trimestre do ano.
-
-
Tecnologia do Blogger.