A eterna guerra dos diretores da Associação Fnaras contra a CONACS e as consequência para os ACS/ACE do país.
A eterna guerra dos diretores da Associação Fnaras contra a CONACS e as consequência para os ACS/ACE do país.
Agentes de Saúde | Não podemos deixar de fazer o destaque desta matéria. O objetivo é conscientizar a todos sobre os principais fatos, que permeiam uma série de acontecimentos e que, sem dúvida alguma, colocam as pautas da categoria em risco.
De nada adianta discursa que "A Luta é que nos Une," quando as mídias sociais são usadas de forma belicosas, na tentativa de impedir o trabalho da entidade 'concorrente."
Reação dos ACS/ACE
Entre as ferramentas ligadas aos nossos Portais, dentre os vários grupos que administramos há um com quase 60 mil membros. Nele é possível aferir a reação da categoria, tanto dos ACS, quanto dos ACE, em face da onda de ataques que a CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde vem sofrendo. Os questionamentos, indignação e repúdio a tal postura, que é algo que termina por se tornar rotina, caso essas ações beligerantes não sejam substituídas por ações de produtivas realizadas de forma competente.
A melhor estratégia
Podemos discordar das metodologias de trabalho dos diretores da Confederação, contudo, os diretores da Associação Fnaras podem seguir um caminho diferente, sem ter que focar, se a concorrente é menos ou mais eficiente. Não adianta perder tempo "jogando pedras" na instituição que possui 23 anos de trabalhos prestados aos agentes.
Para aferir qual entidade é mais eficiente, resultados serão os indicativos de quem realmente seguiu o método mais eficiente.
Limitações da CONACS
Segundo Ilda Angélica a CONACS possui limitações financeira, quanto a arrecada de recursos para arcar com as despesas da instituição. Ela comentou isso na mais recente live da instituição. Confira a live aqui!
LEIA TAMBÉM:
A importância da união entre Associação e CONACS
Em toda a história dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias a situação nunca foi tão crítica, quanto ao fator relacionado a necessidade de união para garantir as pautas prioritárias. A união entre a Associação Fnara e a CONACS para defender os interesses das duas categorias é vital para que as conquistas se tornem realidade. É preciso que a união saia do universo do faz de conta, dos jargões e seja uma realidade.
Uso das mídias sociais para desconstruir a "concorrência" - nesses últimos meses os ataques contra a CONACS se intensificou. Nos 23 anos de luta nacional da entidade, sem dúvida alguma, os seus diretores nunca tiveram o dessabor de passar por uma sequência de ataques como tem ocorrido atualmente. O mais triste de toda essa história é que, os ataques nas redes sociais, nas lives, são orquestrados por ex-diretores da própria Confederação. E qual o motivo de tudo isso? Confira aqui a live da Fnaras!
Trata-se do venho 'dividir para conquistar.'
A verdade é que a estratégia de 'dividir para conquistar' não está dando certo e a cada dia, mais ACS/ACE percebem os fatos, que a prioridade não é a defesa das pautas da categoria, mas, a tentativas de substituição de uma Confederação por uma Associação (recém registrada em cartório) por meio do desmonte da imagem.
Omelete
A verdade é que a CONACS mais parece omelete, ou seja, quanto mais bate, mais ela cresce. E os seus opositores ficam reduzidos a meros criadores de caso, no popular: "barraqueiros." A questão é tão cansativa que as mesmas pessoas, que atacam a Confederação, já não tem mais argumentos para tal postura e ficam repetindo as mesmas frases. Tudo como se fosse um mantra, coisa de loucos mesmo.
Associação Fnaras
A Associação Fnaras, que há principio se posicionou totalmente contra a convocatória da CONACS para a Mobilização dos ACS/ACE em Brasília, mudou de ideia e, agora, também está convocando os agentes para o ato. Esta postura não é novidade. Parabéns aos diretores da Associação pelo 'siga o líder!'
Verdade seja dita, representação não se faz com críticas e questionamento ao trabalho realizado pelos outro, mas, com responsabilidade, respeito e ética. As críticas sem fundamentação real, sem dúvida alguma, desqualifica aquele que tenta diminuir o outro.
LEIA TAMBÉM:
Reação em live
Ontem (8), em live da CONACS, Ilda Angélica reagiu a postura dos críticos da entidade. Sem citar nomes, ela destacou que, 'aqueles que criticavam a estratégia da Confederação, agora trilham os mesmos passos dela.' Tal reação deixa claro que Ilda e os demais diretores da CONACS, possuem convicção de que estão no caminho certo, na busca da construção de uma nova realidade para os ACS/ACE do país, na garantia do Reajuste do Piso Nacional, em defesa da PEC 22 e PEC 14.
União é a palavra de ordem
Se as entidades, que se dizem representar os ACS/ACE, não se unirem, sem sombra de dúvida alguma, será uma má referência nacional. É preciso que toda a categoria esteja unida, focada nas pautas prioritárias, caso contrário elas não avançarão e o Piso Nacional continuará congelado.
CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
LEIA TAMBÉM:
Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!
LEIA TAMBÉM:
Incentivo Financeiro destinado aos ACS/ACE poderá chegar à R$ 589 milhões
Focar na garantia do pagamento da parcela extra do FNS - Fundo Nacional de Saúde é ampliar as possibilidades de garantia do pagamento desse recurso.
Faltando pouco mais de dois meses para o repasse do Incentivo Financeiro Adicional, em vários municípios de todo o país, as lideranças se mobilizam para garantir o pagamento da parcela extra de final de ano, garantida pelo FNS.
LEIA TAMBÉM:
Melhorias para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do Brasil
A Câmara dos Deputados analisa duas propostas de emenda à Constituição que beneficiam os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, no caso, a PEC 22/11 e PEC 14/21). Vários deputado defendem a aprovação das propostas.
LEIA TAMBÉM:
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Política | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!