Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários e de Combate a Endemias debate formação técnica
Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários e de Combate a Endemias debate formação técnica
Agentes de Saúde | A Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) realizou reunião na tarde de segunda-feira (20) com objetivo de ouvir avaliar questões pertinente à formação técnica em Agentes Comunitários de Saúde.
O Parlamento estadual é responsável pela iniciativas está a oferta do curso gratuito de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde, com ênfase em Combate a Endemias. A capacitação é feita por meio da Escola do Legislativo, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA) e parceria do governo do estado e atende mais de 1200 ACSs e ACEs, que possuem ensino médio completo e atuam no estado.
Na opinião de Samuel Camêlo, coordenador nacional da rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, a iniciativa da ALMT é digna de reconhecimento nacional.
LEIA TAMBÉM:
"Como não reconhecer o múltiplo benefício proporcionado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso? Além de oferecer um curso técnico de qualidade aos Agente de Saúde, ainda por cima, beneficia a toda sociedade que é atendida pelos profissionais. Esperamos que todos os agentes tenham a oportunidade de participar de tal formação, assim como tem manifesto o intento, em nossas redes sociais," comentou Samuel.
O relator da CST, Carlos Eduardo Santos, pontuou que a formação já foi reconhecida pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde.
“Nós já solicitamos à Mesa Diretora a continuação desse projeto para o ano que vem, com abertura de inscrições no fim do ano e início das aulas em fevereiro, como foi neste ano. Vimos que há uma demanda reprimida de três mil agentes que não conseguiram se inscrever [por falta de vagas] e por isso acredito que o curso deve ser oferecido novamente, uma vez aprovada a prestação de contas”, adiantou Carlos Eduardo.
LEIA TAMBÉM:
Aguarda-se que brevemente os ACS's e ACE's sejam incluídos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), em que sejam especificadas e identificadas todas as ocupações do mercado de trabalho do país.
Os agentes estão tendo a atuação profissional reconhecida pelo Governo Federal, além disso, os agentes com curso técnico poderão ter ganhos salariais mais atraentes, de acordo com a opinião de Carlos Eduardo Santos.
O relator da CST ainda defende a criação de um conselho regional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde em Mato Grosso.
LEIA TAMBÉM:
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do estado (Sintrace/MT), Wilson Cutas, deu destaque a questão que foi a ALMT que criou a CST e a Frente Parlamentar em Defesa dos ACS's e ACE's.
A próxima reunião da CST tem previsão de ser marcada em outubro e a previsão de entrega do relatório final é para maio de 2022.
CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações da Secretaria de Comunicação Social da presidência da república da ALMT.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
LEIA TAMBÉM:
+ Emoção: 1.200 Agentes de Saúde irão concluir formação técnica iniciada em fevereiro.
Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!
LEIA TAMBÉM:
FEMACS-MA participa de Certificação do Curso Técnico em Agentes comunitários de Saúde
A FEMACS-MA - Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, representada por sua presidente, Marleidy Bernabé, esteve na manhã de sexta feira (17/09) participando da solenidade de certificação do Curso Técnico em Agentes comunitários de Saúde da... Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!
LEIA TAMBÉM:
Informatização: Santa Helena entrega tablets e kits de EPI’s para agentes comunitários de saúde
A Prefeitura de Santa Helena, realizou a entrega de tablets, para agentes comunitários de saúde que atuam no município. Os equipamentos facilitarão o trabalho desenvolvido por estes profissionais. Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!
LEIA TAMBÉM:
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Política | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!