Câmara Municipal garante aprovação de Anteprojeto que prevê o 14º salário para agentes de saúde e endemias
Câmara Municipal garante aprovação de Anteprojeto que prevê o 14º salário para agentes de saúde e endemias
Agentes de Saúde | Conforme orientações realizadas por meio do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e CN - Conexão Notícia, inclusive, com compartilhamento de modelo de Anteprojeto e PL - Projeto de Lei, é possível que o Legislativo Municipal garanta o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional, popularmente conhecido como 14º salário. Embora a citação dessa denominação não seja recomendada, verdade seja dita: nesse ano teremos um recorde no número de municípios que irão receber e também do valor a ser pago.
LEIA TAMBÉM:
Na segunda-feira, 08/09, durante a sessão na Câmara de Vereadores em Epitaciolândia o vereador Diojino Guimarães (MDB) apresentou e conseguiu aprovação de um anteprojeto de lei que visa repassar aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de endemias um incentivo financeiro adicional.
Segundo consta no anteprojeto encaminhado ao executivo, a câmara de vereadores autoriza o repasse financeiro aos agentes de saúde e os agentes de endemias. O valor equivalente ao salário do profissional em questão, seria um incentivo anual advindo de verba federal exclusiva para a área de saúde.
Vários representantes das categorias contempladas no anteprojeto de Lei acompanharam de perto a votação e a sessão desta segunda-feira na Câmara de Vereadores em Epitaciolândia.
“No compromisso que tenho de valorização da categoria é que propus esse anteprojeto. Espero que o Prefeito se sensibilize e transforme em Lei essa proposta que considero de extrema relevância para Epitaciolândia”, declarou Diojino Guimarães.
LEIA TAMBÉM:
A proposta apresentada exclui da bonificação todo e qualquer agente que não esteja de fato exercendo a função, seja por desvio de função ou exercendo qualquer outro cargo na administração pública. Vale ressaltar, que o incentivo financeiro, se sancionado pelo Prefeito Sérgio Lopes, será pago mediante ao cumprimento das metas estabelecidas para cada cargo.
Por fim, a proposta que seguirá ao executivo também prevê que o incentivo será pago somente enquanto perdurar o repasse da União.
Edinho Levi
CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Veja também sobre o Décimo Quarto:
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
LEIA TAMBÉM:
Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!
LEIA TAMBÉM:
2 mil Agentes Populares de Saúde passam por formação de multiplicadores para atuar nas comunidades do Brasil
Paulette Cavalcanti, pesquisadora do departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz e uma das coordenadoras do Projeto Mãos Solidárias/Periferia Viva, explica sobre as etapas do curso, que recentemente ganhou versão online, disponibilizada pela plataforma da FioCruz. Ela conta que no primeiro momento da formação são explicadas quais as características biológicas do Coronavírus, seguido de orientações e práticas pedagógicas como oficinas, cadastramento e mapeamento comunitário, serviços e direitos.
LEIA TAMBÉM:
Incentivo Financeiro destinado aos ACS/ACE poderá chegar à R$ 589 milhões
Focar na garantia do pagamento da parcela extra do FNS - Fundo Nacional de Saúde é ampliar as possibilidades de garantia do pagamento desse recurso.
Faltando pouco mais de dois meses para o repasse do Incentivo Financeiro Adicional, em vários municípios de todo o país, as lideranças se mobilizam para garantir o pagamento da parcela extra de final de ano, garantida pelo FNS.
LEIA TAMBÉM:
Melhorias para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do Brasil
A Câmara dos Deputados analisa duas propostas de emenda à Constituição que beneficiam os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, no caso, a PEC 22/11 e PEC 14/21). Vários deputado defendem a aprovação das propostas.
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Política | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!