Ribeirão Pires adere ao Programa Saúde com Agente
Ribeirão Pires adere ao Programa Saúde com Agente
Agentes de Saúde | Programa do Ministério da Saúde visa a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).
A Secretária de Saúde da Estância Turística de Ribeirão Pires aderiu ao Programa Saúde com Agente, que oferece cursos técnicos certificados por entidades educacionais com abrangência nacional para os Agentes de Saúde da cidade. O curso terá duração mínima de 10 meses, as aulas serão de forma híbrida, à distância e presencial, e ministradas por um enfermeiro da rede municipal de saúde. Ainda não há previsão para o início.
"O programa vai trazer a capacitação dos ACS e dos ACE, isso acaba ajudando, no sentido de melhorar os indicadores de saúde, qualidade da resolutividade de serviços da atenção primária" declarou Rosana Mattiazzo Cruciani, coordenadora de atenção básica do município.
LEIA TAMBÉM:
"O município já fez a adesão e agora estamos fazendo a adesão dos agentes e até o momento nós temos 46 interessados", completou.
Serão duas turmas de 25 alunos cada, os cursos são destinados aos ACSs e aos ACEs da cidade e a expectativa da prefeitura é que sejam realizadas de 46 a 50 inscrições aproximadamente. Essa capacitação terá duração de 1.280 horas, dividida ao longo dos 10 meses, e contará com a realização de várias atividades como, por exemplo, aferição de pressão, temperatura e exame dextro, entre outras.
Poderão participar qualquer ACS ou ACE, que tenha completado o ensino médio, que está cursando o último ano ou que está matriculado na Educação de Jovens e Adultos, incluindo profissionais contratados que estejam em pleno exercício profissional e vinculados ao estabelecimento de saúde e registrados Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
LEIA TAMBÉM:
Já os enfermeiros, que serão os preceptores (professores), realizarão uma capacitação pedagógica para tutores do próprio programa, feito pela entidade educacional contratada, por EAD, sendo que cada um dos preceptores poderá ter, no máximo, 25 alunos. Haverá um repasse ao município, que vem do incentivo a ações do programa Saúde com Agente, que será realizado por meio de repasse financeiro fundo a fundo.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e CN - Conexão Notícia com informações da PMETRP
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
LEIA TAMBÉM:
Moto: Agentes comunitários de saúde recebem Motocicletas para atender a população
Motocicletas adquiridas para as equipes das Unidades Básicas de Saúde já estão atendendo a população.
Conforme amplamente divulgado pelas mídias sociais e órgãos de imprensa a Prefeitura adquiriu e entregou motocicletas novas para serem utilizadas nos serviços de atenção básica das unidades de saúde que compõe a rede municipal. Leia a matéria completa, aqui.
LEIA TAMBÉM:
A ostentação do presidente da AASA-Bahia, entidade é apontada como principal responsável pelo julgamento do Piso Nacional pelo STF.
Como é de conhecimento de todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá decidir se o Piso Nacional é aplicável aos servidores dos estados, municípios e Distrito Federal, ou seja, a corte poderá derrubar o repassado que é feito aos agentes pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde para pagamento dos agentes. Na prática, municípios e estados receberão, contudo, repassarão apenas uma parte com bem entender, caso o Supremo se posicione desfavoravelmente aos ACS/ACE. Matéria completa, leia aqui!
LEIA TAMBÉM:
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Política | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!