ACE's levam testes rápidos, vacinação animal e orientações para o Parque São Paulo
Bahia: ACE's levam testes rápidos, vacinação animal e orientações para o Parque São Paulo
Agentes de Saúde | Vacinação animal, teste para detecção de leishmaniose e orientações para prevenção de criadouros do mosquito Aedes Aegypti foi intensificados durante o CCZ Mais Perto de Você que aconteceu no sábado (17), no Parque São Paulo, em Lauro de Freitas. A ação foi promovida pelo Centro de Controle a Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, realizada das 9h e seguirá até às 14h.
De acordo com o diretor do CCZ, Igor Fidélis, a iniciativa acontece uma vez por mês em diferentes localidades do município. O CCZ Mais Perto de Você já levou serviços para as regiões do Centro da cidade e Quingoma. As equipes estiveram em um ponto fixo montado no Conjunto Residencial Leila Diniz, próximo a Cozinha Comunitária.
LEIA TAMBÉM:
Enquanto uma equipe atendia no ponto fixo, outros Agentes de Combate a Endemias (ACS) estiveram visitando as unidades residenciais para orientar a população quanto a necessidade de manter quintais limpos e observar todo recipiente que possa acumular água, como tampinhas de garrafa, pneus, baldes ou calhas, locais propícios para o depósito de ovos do mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
Para receber a vacina antirrábica animal, foi orientado que o tutor apresentasse o cartão de vacinação do cão ou gato. Os testes rápidos para leishmaniose dão o resultado em até 20 minutos. A doença é transmitida por um mosquito, que pode picar o animal infectado e, posteriormente, uma pessoa, transmitindo a patologia.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e CN - Conexão Notícia com informações de Giovanna Reyner/ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.
Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!
LEIA TAMBÉM:
Décimo Quarto: Projeto que prevê pagamento do incentivo sofreu apensamento
Tanto o Projeto de Lei 4440/20, quanto o de número 460/19 torna obrigatório o pagamento direto do incentivo financeiro aos agentes comunitários de saúde e combate a endemias (ACS e ACE). Esse benefício é regulamentado pela Lei Federal 12.994/2014 e pelo decreto 8.474/15, levando em consideração a existência de portarias anteriores, que já tratavam do referido repasse realizado pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde.
LEIA TAMBÉM:
Tramitação: Mais de 30 deputados solicitam o Apensamento da PEC 14 à PEC 22.
A Proposta de Reajuste do Piso Salarial Nacional que tramita em Brasília, encontra-se na reta final. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 22/2011. Com a finalidade de ampliar o acesso a outros direitos, Ilda Angélica Correia, diretora presidente da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, estabeleceu a estratégia de apensamento da recém criada PEC 14/2021.
Segundo a líder da Confederação, a medida irá acelerar a tramitação da proposta criada pela Associação FNARAS. Entidade criada por ex-diretores da CONACS.
LEIA TAMBÉM:
PREVINE BRASIL: Confira as Dicas de Ouro fornecidas pelo Presidente do Sindas-RN.
Dicas de ouro - O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde do Brasil, em 2019, durante a gestão de Luiz Henrique Mandetta como ministro da saúde. O Previne determinou alterações no financiamento de custeio da atenção primária à saúde no país, dentre outras questões.
Ao tratar sobre o tema, em primeiro lugar, Cosmo Mariz orientou a categoria para que, "quando for reivindicar o Previne Brasil, coloque que é 'uma gratificação com recurso do Previne e não a Gratificação do Previne.' Segundo o sindicalista...
LEIA TAMBÉM:
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Política | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!