Agentes de Saúde e Atenção Básica de Lucas do Rio Verde recebem capacitação
Agentes de Saúde e Atenção Básica de Lucas do Rio Verde recebem capacitação
Agentes de Saúde | Coordenadores dos PSFs e Agentes de Saúde receberam capacitações a fim de melhorar atendimentos na pandemia e preparar para mapeamento local.
A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio do Programa Escola de Saúde Pública Municipal, realizou a capacitação com o tema “Bolsa Família (PBF) na saúde no contexto da pandemia”, para os profissionais enfermeiros atuantes em todas as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do município.
Os profissionais foram qualificados de forma on-line sobre assistência da equipe multidisciplinar com duas representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), a fim de aperfeiçoar o serviço oferecido pelo programa Bolsa Família dentro dos PSFs.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, nessa semana também foi realizado um treinamento aos Agentes de Combate à Endemias (ACE) sobre o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que consiste em um mapeamento da infestação do mosquito Aedes Aegypti.
O LIRAa é realizado três vezes ao ano, durante cinco dias, para identificar a situação real dos criadouros predominantes e traçar uma estratégia preventiva de combate ao foco do mosquito.
Seis novos profissionais foram capacitados e outros 20 também passaram pelo estudo, a fim de prepará-los para o próximo LIRAa, que será realizado no mês de julho em Lucas do Rio Verde.
Com informações Ascom.
CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp ou Telegram.
LEIA TAMBÉM:
Demissões em Massa: Texto da PEC 14/2021 abre as portas para que prefeitos demitam agentes de saúde (ACS e ACE)
O texto da PEC 14/2021 deixa de fora do quadro de servidores, todos os ACS/ACE que não se enquadram na forma de contratação estabelecida por ela. Isto significa dizer que qualquer prefeito poderá dispensar dos agentes amparados pela má-redação do texto da PEC 14, após se tornar lei, após a regulamentação da proposta nos municípios, caso os vereadores decidam regulamentar o texto em seus municípios. Já que as Leis Federais não são aplicadas automaticamente, sem nova votação em cada um dos 5.570 municípios. Matéria completa, leia aqui!
LEIA TAMBÉM:
Agentes comunitários e de combate às endemias receberão recursos do Previne Brasil
Temos recebido diversas mensagem sobre o direito da categoria ao Previne Brasil. Prefeitos e seus secretários estão negando o direito ao repasse feito pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde, contudo, as lideranças não devem desistir de buscar garantir esse direito.
Com a finalidade de ajudar aos colegas que tiveram o direito negado ou não sabem por onde começar a articulação, estamos disponibilizando essa matéria para que sirva de motivação e parâmetro de articulação, sabendo que vários municípios estão repassando aos Agentes Comunitários de Saúde os valores correspondente ao Previne Brasil. Matéria completa, leia aqui!
LEIA TAMBÉM:
Agentes de Saúde: Os aspectos favoráveis da Lei Ruth Brilhante
Lei Ruth Brilhante - Veja alguns destaques da lei: Formação ensino, Área descobertas, Flexibilidade de moradia, Flexibilidade de horários no trabalho, Indenização com transporte e outros e Investidura no serviço público através de emprego público.
LEIA TAMBÉM:
Entidades tentam acabar com a luta pela Federalização fazendo manobras
Entidades que se dizem representativas estão tratando os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias como invisíveis. — Foto: Reprodução.
Mesmo com quase 90% (noventa por cento) dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias reivindicando a Federalização, as entidades que se dizem representá-los os ignoram, em total ato de desrespeito e jogam a principal pauta dos agentes para debaixo do tapete. E se nada for feito agora, a janela das possibilidades políticas somente será aberta em 2026. Entenda o caso! Leia a matéria completa, aqui!
Conversa para boi dormir
Não é de hoje que a chamada "elite nacional" dos ACS/ACE conduzem suas ações a base de discursos contraditórios e sem fundamentação sólida. Representantes que não houve e nem atende os anseios das bases, preocupando-se apenas na promoção do CNPJ da entidade, visando fazer notório a suposta grandeza e superioridade de entidades, diante das demais.
No discurso afirma-se que a categoria é forte, na prática criam agendas e desprezam a principal agenda da categoria, que é a Federalização. A única proposta que pode tirar os ACS/ACE das mãos dos maus gestores e de seus abusos, negando os direitos fundamentais.
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Política | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!