Agentes comunitários de saúde realizam ato em frente à prefeitura em luta pelo vale-alimentação
Agentes comunitários de saúde realizam ato em frente à prefeitura em luta pelo vale-alimentação
Agentes de Saúde | Agentes comunitários de saúde (ACS) realizaram um protesto na manhã de quarta-feira (19/05) em frente à prefeitura de Porto Alegre/RS.
A categoria não pode deixar de se mobilizar para que os seus direitos sejam respeitados.
Os trabalhadores reivindicam o pagamento do vale-alimentação, que foi retirado ainda no governo Marchezan. Os agentes comunitários de endemias, uma categoria semelhante, também haviam tido seu vale-alimentação retirado mas já conseguiram recuperar este direito na Justiça. Os agentes comunitários de saúde, entretanto, seguem sem receber o benefício.
É uma luta por um direito básico em uma situação muito difícil, que é a pandemia. Conseguimos uma audiência com o governo e vamos seguir fortalecendo esta mobilização até que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos. Valorizar os agentes comunitários de saúde é defender o SUS e toda a rede de atenção básica em saúde.
<script data-ad-client="ca-pub-8307036409913598" async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
LEIA TAMBÉM:
O vereador Roberto Robaina destacou que “não pagar vale-alimentação para quem trabalha na ponta da assistência em plena crise sanitária é cruel”. Ele aposta no fortalecimento da mobilização destes trabalhadores para a garantia de seus direitos.
Ainda tem muita luta pela frente. Confio que as agentes a levem adiante. Hoje, se autoconvocaram para a luta, mesmo sem sindicato. Se auto-organizaram e não arredaram pé da frente da prefeitura e não permitiram que lhes fechassem a porta na cara. Seguiremos apoiando, disse.
Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
LEIA TAMBÉM:
Santa Rita adere ao Programa de formação técnica dos ACS/ACE Saúde com Agente
A Prefeitura de Santa Rita de Cássia por meio da Secretaria Municipal de Saúde confirma a adesão ao Programa Saúde com Agente, voltado para a formação técnica dos servidores municipais – Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Leia a matéria completa, aqui.
BRASÍLIA: Jurídico do FNARAS fala da conquista da PEC 14/21 e sobre a nova etapa da luta da categoria
A Dra. Elane Alves, assessora jurídica do Fnaras, comentou sobre a grande conquista, obtida com o protocolo da PEC 14/2021, a Proposta que visa acabar com os desvios dos recursos destinados à categoria, também garantia da Aposentadoria Especial exclusiva para os ACS/ACE. Leia a matéria completa, aqui.
Recado direto de Brasília
"Agora é com vocês, é hora de votar e reafirmar a importância dessa proposta para a categoria. Fortaleça a luta divulgue e peça a todos os seus amigos para votarem que: “CONCORDO TOTALMENTE” com a PEC 14/2021."
Segue o link da Câmara de Deputados, destinado à votação:
LEIA TAMBÉM:
Brasília: Situação dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados
Evento promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família será transmitido pela internet.
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública, na próxima sexta-feira (28), para discutir a situação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combates às Endemias (ACEs), em meio à pandemia da Covid-19. Leia a matéria completa, aqui.
LEIA TAMBÉM:
Agente de saúde é ameaçada de morte, após distribuir senha da vacina contra Covid-19
Agente de saúde foi ameaçada de morte ao distribuir senha para a vacina contra Covid-19. O autor teria falado “que ia fazer uma peneira” da vítima, e possui armas de fogo em sua residência.
Conforme o registro policial, a agente realiza visitas de rotina nas residências...
LEIA TAMBÉM:
Agente de saúde é confessa ter assassinado colega de trabalho
Uma agente de Saúde de Aparecida foi presa suspeita de matar o colega de trabalho a facadas e depois queimar o corpo. O crime não ocorreu agora, mas o mandado de prisão só foi feito após investigação da Delegacia de Homicídios do município. Leia a matéria completa, aqui.
LEIA TAMBÉM:
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Política | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!