RS - Novas agentes comunitárias de saúde devem atuar em Vera Cruz
Novas agentes comunitárias de saúde devem atuar em Vera Cruz
Agentes de Saúde | Nesta semana, agentes comunitárias de saúde que passaram por processo seletivo - conforme critérios de seleção publicados em edital - para atuar junto à Secretaria de Saúde de Vera Cruz, participam de capacitação prática-teórica, que se estende até a sexta-feira (21). A partir do curso, ofertado às 10 profissionais selecionadas até então no processo, elas estarão aptas a atuar nas áreas pertencentes à Estratégia de Saúde da Família da localidade de Linha Henrique D’Ávila.
Conforme a secretária de Saúde, Clair Tornquist, dessas 10 selecionadas, quatro delas não comparecem ao primeiro dia de capacitação – requisito para o processo. Desse total, três serão remanejadas nas microáreas de atuação neste momento, conforme necessidade, possivelmente a partir de junho.
LEIA TAMBÉM:
Suprir a carência de profissionais nas microáreas de atuação - que entre alguns motivos ficaram descobertas pela exoneração de servidores - era um objetivo da secretaria há um tempo e se mostra importante, conforme a responsável pela pasta, com a retomada de alguns atendimentos, após melhora na evolução da situação da pandemia.
Conforme a coordenadora da Atenção Básica de Vera Cruz, Janaína Cristina Luttjohann da Cunha, o objetivo é retornar com as atividades de forma gradual, associando à segurança dos profissionais e pacientes. Entre as demandas suspensas pela pandemia estão as visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco, que estão sendo retomadas com extrema cautela.
Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Tíquete-alimentação: Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias comemoram aprovação
No início do mês passado, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de ITABUNA, a concessão do tíquete-alimentação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.
VEJA TAMBÉM:
Piso Nacional defendido pelo FNARAS para Agentes de Saúde é de R$ 2.750
Os coordenadores da CNF - Comissão Nacional da Federalização tem recebido atenção de forma ampla. Esta comissão representa o maior movimento nacional nascido nas bases dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Quando falamos bases, nos referimos a cada cidades onde se localiza cada agente.
LEIA TAMBÉM:
Informatização: Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets no Ceará
Com os tablets e a utilização do aplicativo e-SUS, via PEC, ou seja, com sistema informatizado, a visita dos Agentes de Saúde às famílias granjeirenses será agilizada. O trabalho de escrita manual de dados em formulários e tabelas, agora serão realizados pelo aplicativo. Leia a matéria completa, aqui.
Trabalho do Movimento Pela Federalização ecoa no Congresso Nacional
O deputado federal Oderico Monteiro (Ceará) fez um importante pronunciamento no Congresso Nacional, em favor de todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
A importante bandeira de luta do Movimento Nacional pela Federalização, que é a Desprecarização de todos os agentes de país. Movimento que se fortaleceu em 2019, após a criação da Proposta Legislativa, criada após mais de 20.000 (vinte mil) votos, em algumas semanas, após a adesão dos voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde à articulação em prol da referida causa.
A proposta da Federalização teve o início de sua tramitação no Senado Federal.
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Política | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!