Sindicato estadual faz assembleia sobre ação no STF, Piso Nacional, Previne Brasil e a 14ª parcela
Sindicato estadual faz assembleia sobre ação no STF, Piso Nacional, Previne Brasil e a 14ª parcela.
Agentes de Saúde | Reunião foi realizada na última quinta-feira (12) e abordou temas de interesse dos ACS e ACE, como ação do STF, piso nacional, incentivo anual e programa Previne Brasil e 14ª parcela (Incentivo Adicional).
O SINDACS-AL participou de uma assembleia geral promovida em conjunto com o SINTPMUP, para debater pautas relacionadas aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de União dos Palmares.
O SINDACS-AL foi representado pelo presidente Nelson Cordeiro, pelo diretor executivo Manoel Sarmento e pelo advogado Felipe Zanotto. O encontro contou também com a participação do presidente do SINTPMUP, Tita. Na ocasião, a categoria pôde acompanhar tudo de forma presencial e também online, por meio do aplicativo Google Meet.
As pautas levantadas durante a reunião foram o PL 1802 (sobre a ação do piso dos ACS e ACE em trâmite no STF), o piso salarial nacional, o Previne Brasil, a 14ª parcela (incentivo anual), além das atribuições dos profissionais de acordo com a portaria do MS, as condições de trabalho e as negociações da comissão permanente com a gestão municipal de saúde de união dos palmares.
LEIA TAMBÉM:
Durante a assembleia geral, o presidente Nelson Cordeiro levantou um breve histórico da luta do SINDACS-AL a nível municipal, estadual e nacional. O advogado Felipe Zanotto explicou todos os aspectos jurídicos das pautas colocadas em debate. O presidente Tita, do SINTPMUP, também fez uma explanação sobre a atual situação dos servidores do município, sobretudo dos ACS e ACE, e trouxe as propostas para serem apresentadas ao gestor.
Após um amplo debate das pautas, foi informado a todos que durante a manhã do dia 11, em reunião no Conselho de Saúde de União dos Palmares, foi aprovado o repasse do incentivo por desempenho do programa Previne Brasil (antigo PMAQ), já a partir do mês de maio. “Graças a Deus mais uma vitória em conjunto do SINDACS-AL e SINTPMUP, onde lembramos que nesse momento todos têm que trabalhar unidos, os sindicatos e a categoria dos ACS e ACE, pois só assim seremos vitoriosos”, destacou Manoel Sarmento.
A assembleia geral foi coroada de grande êxito, pois teve um debate muito enriquecedor dos temas abordados. Como costuma dizer o nosso companheiro Manoel Sarmento, juntos somos fortes e unidos venceremos sempre, concluiu Nelson Cordeiro.
Publicado no CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Trabalho do Movimento Pela Federalização ecoa no Congresso Nacional
O deputado federal Oderico Monteiro (Ceará) fez um importante pronunciamento no Congresso Nacional, em favor de todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Brasil.
A importante bandeira de luta do Movimento Nacional pela Federalização, que é a Desprecarização de todos os agentes de país. Movimento que se fortaleceu em 2019, após a criação da Proposta Legislativa, criada após mais de 20.000 (vinte mil) votos, em algumas semanas, após a adesão dos voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde à articulação em prol da referida causa.
A proposta da Federalização teve o início de sua tramitação no Senado Federal.
LEIA TAMBÉM:
Em Pauta: CONACS e Frente Parlamentar tratam da PEC 22 e Curso Técnico. [Vídeo]
Agenda entre a CONACS, representado por Ilda Angélica, e o Dr. Leonardo: A transmissão da reunião virtual com o Presidente da Frente parlamentar em Defesa dos ACS/ACE na Câmara Federal, esclareceu os desafios e os caminhos para aprovação da PEC 22, diante do cenário político atual. Eles ainda falaram sobre a importância da formação técnica dos agentes para o país, principalmente diante da Pandemia da Covid-19. Leia a matéria completa, aqui.
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Política | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!