Puxados pelo FNARAS, diretores da CONACS retornam à Brasilia. Veja as novidades!
Puxados pelo FNARAS, diretores da CONACS retornam à Brasilia. Veja as novidades!
Agentes de Saúde | O Fnaras - Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE tem mantido presença em Brasília e estabelece um diferencial ao atender as reivindicações da CNF - Comissão Nacional da Federalização. Comissão que nasceu com o Movimento Nacional pela Federalização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, responsável pela tramitação de Proposta Legislativa no Senado Federal com mais de 20.000 assinaturas.
Movimento Nacional pela Federalização
O Movimento Nacional pela Federalização é formado pelos agentes que estão nas bases, nos municípios, oprimidos pelos maus gestores (prefeitos e secretários de saúde) que não respeitam as conquistas dos ACS/ACE, ignorando o que estabelece a legislação.
LEIA TAMBÉM:
A Federalização e a CONACS
Assim que o Movimento Nacional pela Federalização surgiu, a presidência da Confederação realizou uma Assembleia Extraordinária em Brasília com a finalidade de desarticular o movimento ao invés de ouvir o gemido dos que estavam esquecidos em suas bases. A articulação em Brasília criou Fake News (Notícias Falsas), afirmando que a proposta da Federalização era uma armação da CNM - Confederação Nacional de Municípios, também mentiu ao afirmar que a proposta era nova, escondendo que foi debatida antes da criação da EC 51/2006 e Lei Federal 11.350/2006. Detalhe: Esta última apresenta uma série de falhas em seu texto, que está sendo questionado no STF - Supremo Tribunal Federal, em forma de ADI - Ação Direta de Inconstitucionalidade.
CONACS em Brasília
Após se recolher de Brasília, segundo Ilda Angélica (diretora presidente da Confederação) devido aos riscos impostos pela Pandemia da Covid-19, os diretores se sentiram pressionados a voltar, já que a Dra. Elane Alves e os diretores do Fnaras "montaram acampamento no Congresso Federal."
LEIA TAMBÉM:
Enquanto a Covid-19 afastou os diretores da CONACS de Brasília, a presença dos "acampados" os levou de volta. Vejam o ponto positivo da existência de várias entidades representativas ocupando o mesmo espaço.
Com as articulações feitas pela Dra. Elane Alves, os representantes da CONACS poderão se beneficiar, participando das agenda, inclusive, Câmara dos Deputados.
As articulações já estão prontas, junto aos deputados, visando a aprovação da PEC 22/2011.
Há uma série de agendas de reuniões significantes, previstas para essa semana.
LEIA TAMBÉM:
Mudança da formação de atuação
Diante das novidades impostas pelo Movimento Nacional pela Federalização, a direção da Conacs está mudando a forma de trabalho. Agora, as bases passam a receber atenção, ao invés de serem ignoradas como ocorriam antes. Um sinal claro disso ocorreu na última segunda-feira (12), em live sob a condução de Ilda Angélica, a diretora sindical do Sindase - Sindicato dos ACS e ACE de Rio Preto e Região, Nadir Peliceri, falou sobre a situação crítica da categoria das cidades atendidas pela entidade sindical. Assista ao vídeo, aqui!
Pautas da Comissão Nacional da Federalização avançam em Brasília
O Fnaras, um dos parceiros da CNF - Comissão Nacional da Federalização, tem correspondido aos encaminhamentos feitos pelo movimento.
A Dra. Elane Alves está em Brasilia para mais uma semana de articulações em prol da categoria, mantendo no Piso Nacional e aposentadoria especial, além dos demais pontos que formam a Desprecarização, já definida pela Comissão Nacional da Federalização. Leia a matéria completa, aqui!
CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
Veja outras formas de doações, aqui!
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!