Presidente da FENASCE participa de manifestações contra demissões em massa dos Agentes de Saúde em Belford Roxo
Presidente da FENASCE participa de manifestações contra demissões em massa dos Agentes de Saúde em Belford Roxo
Agentes de Saúde | Assim como os voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, organização que a quase 20 anos usa as facilidades da internet para fortalecer a luta nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a CNF - Comissão Nacional da Federalização também tem alertado sobre a necessidade de fortalecimento das bases, nas cidades. Os alertas já dão sinal de que estão sendo ouvidos vejamos!
A luta não se faz apenas em Brasília
A Comissão que nasceu com o Movimento Nacional pela Federalização dos ACS/ACE, responsável pela tramitação de Proposta Legislativa no Senado Federal com mais de 20.000 assinaturas aponta que a precarização da categoria (falta de garantia de direitos, que vão desde o não pagamento do Piso Nacional até a falta de regulamentação dos vínculos empregatícios) é uma consequência da falta de assistência as bases da categoria, nos municípios.
LEIA TAMBÉM:
O gemido dos inocentes
Nenhuma categoria vive apenas de criação de leis. Não adianta criamos inúmeras leis e elas não serem aplicadas. É o que vem ocorrendo desde 2006, ou seja, criou-se inúmeras leis, a Constituição foi mudada, contudo, os ACS/ACE não conseguem ter acesso a direitos fundamentais como estabilidade no cargo ou recebimento do salário base, que é o Piso Nacional, valor mínimo a ser pago. A realidade é dramática, vejam o exemplo de Salvador, capital da Bahia que paga quase metade do Piso Nacional como salário base, ou seja, R$ 877 (oitocentos e setenta e sete reais); o caso da categoria em Belford Roxo e capital do Rio de Janeiro, cidades penalizadas com demissões em massa. No RJ foram mais de 1.500 ACS's desligados só na capital.No Brasil temos mais de 222 mil ACS/ACE, gemendo sem acesso aos direitos que estão previstos em leis, mas que na prática não existe para eles.Criar leis é importante, contudo, sem articulação para que elas sejam aplicadas não passa de perda de tempo, alfinetou Samuel Camêlo - integrante da Comissão Nacional da Federalização.
Mudança de paradigma
O discurso de lideranças a nível nacional está mudando. Antes se falava que a responsabilidade da garantia de direitos da categoria era dos sindicatos e associações, depois da Mobilização Nacional pela Federalização o discurso mudou, as bases passaram a receber mais atenção. Hoje, tanto a CONACS, quanto a FENASCE já se articulam em realação as bases.
As pautas defendidas pela Comissão Nacional da Federalização, em relação aos fortalecimento das bases, já estão sendo encaminhadas em Brasília, buscando a desprecarização dos ACS/ACE em suas bases, nos municípios.
A defesa deve ser dos interesses das bases
Não podemos perder tempo com pautas de interesse exclusive de diretoria de entidades que discursa representar a categoria, contudo, a ignora, a deixando entregue aos abusos dos prefeitos e secretários de saúde.
LEIA TAMBÉM:
Demissões em massa e caos
O drama vivido pelos agentes de saúde do município de Belford Roxo recebeu notoriedade nacional por meio das plataformas administradas pela MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde. O caso ganhou repercussão nacional, deixando a categoria em alerta nos mais diversos municípios do Brasil.
Demissões em massa em Belford Roxo
O Presidente da Câmara Municipal de Belford Roxo, vereador Sidney Canella, o vereador Matheus e a vereadora Regina do Valtinho, se reuniram com Luis Cláudio, presidente da FENASCE - Federação Nacional de agentes comunitários de saúde e agentes de endemia, para tratar de reinvindicações da categoria, confira no vídeo abaixo.
Vídeo produzido pela Rádio A Voz do Povo:
Segundo vídeo:
As manifestações da categoria continuam Belford Roxo.
CN - Conexão Notícia e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
LEIA TAMBÉM:
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias fazem protesto contra as arbitrariedades da Prefeitura de Belford Roxo. Leia a matéria completa, aqui.
Veja outras formas de doações, aqui!
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!