Paraíba: Secretaria de Saúde entrega tabletes para agentes de saúde e oferece capacitação
Paraíba: Secretaria de Saúde entrega tabletes para agentes de saúde e oferece capacitação
Agentes de Saúde | Agentes comunitários de saúde (ACS) de Pedro Régis (PB) receberam na manhã de sexta-feira, 22, tabletes para o preenchimento digital do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), nova ferramenta de armazenamento dos dados e informações dos usuários do SUS. Além da entrega dos equipamentos eletrônicos, os servidores passaram por capacitação para o entendimento do sistema e-SUS e da nova ferramenta de trabalho.
De acordo com Ministério da Saúde, “a plataforma e-SUS é ao processo de informatização qualificada do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de um SUS eletrônico (e-SUS) e tem como objetivo concretizar um novo modelo de gestão de informação que apoie os municípios e os serviços de saúde na gestão efetiva da Atenção Básica (AB) e na qualificação do cuidado dos usuários.
A partir de agora, os papeis serão “aposentados”, por um sistema informatizado, modernizando e agilizando os procedimentos feitos pelos agentes.
É uma ferramenta moderna e fácil de ser utilizada, explicou o consultor Edilson Lima, técnico responsável pela capacitação dos agentes de saúde.
VEJA TAMBÉM:
A secretária municipal da saúde, Creuza Oliveira, destacou que esse é mais um investimento da gestão pública municipal na área, objetivando melhoria e qualidade de trabalho para os agentes de saúde, e maior atenção no atendimento ao povo.
Agradecemos a prefeita Michele Ribeiro pelo apoio. Hoje, os ACS estão sendo contemplados com mais esse instrumento, que facilita o trabalho e melhora o atendimento à comunidade. As informações agora serão repassadas diretamente ao Ministério da Saúde, sem demora, declarou a secretária.
Ainda de acordo com a secretária, com o novo sistema, após a coleta de dados nas residências, os agentes de saúde retornam às unidades e passam todas as informações para o computador central, em seguida as informações repassadas são enviadas diretamente para o Ministério da Saúde, sem precisar passar pela Secretaria Municipal.
Otimiza o atendimento, facilita o trabalho do ACS, destacou.
Ela lembrou que os tablets estão no depósito da SMS há quase um ano, e que eles foram entregues de forma simbólica apenas e depois recolhidos.
Hoje, entregamos os tablets configurados e habilitados, além de estarmos realizando a capacitação dos nossos ACSs para que eles aprendam a utilizar o equipamento e o sistema e-SUS, disse a secretária.
Outro grave problema revelado pela SMS é a falta de atualização do cadastro das famílias da cidade no sistema. Segundo a secretária, apenas 43 famílias estão cadastradas e isso tem um impacto direto no recebimento de recursos por parte do Governo Federal.
Vamos atualizar o cadastro de todas as famílias do município até abril, isso vai fortalecer nossas equipes e habilitar nosso município para o recebimento de recursos importantes para o atendimento em saúde de qualidade, finalizou.
Presente na entrega, a prefeita Michele Ribeiro disse que o trabalho dos ACSs era fundamental para o fortalecimento do sistema de saúde. Ela garantiu apoio aos servidores.
A entrega de verdade desses equipamentos é um avanço muito grande para o nosso município, com a implantação do prontuário eletrônico todos saem ganhando, enfatizou.
Michele falou dos desafios enfrentados pela gestão, do sucateamento e impactos negativos causados pela falta de recursos e dívidas encontradas, mas, concluiu que confia na capacidade e dedicação da sua equipe de gestores para enfrentar os desafios.
Publicado no JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações de Pedro Régis
Veja outras formas de doações, aqui!
Conteúdo relacionado:
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!