MG: Equipes da Saúde de Fabriciano visitam e acompanham idosos em casa
A atenção direta com a população idosa foi estabelecida como prioridade no início da pandemia em Fabriciano. — Foto/Reprodução/Prefeitura de Coronel Fabriciano.
Equipes da Saúde de Fabriciano visitam e acompanham idosos em casa
Agentes de Saúde — Segundo a Prefeitura de Coronel Fabriciano (MG), a administração do município intensificou nesta semana uma série de visitas aos idosos da cidade para se certificar que todos estão guardando a quarentena, se estão em boas condições de saúde e se estão conscientes do perigo que o Coronavírus representa para eles.
A visita é feita pelos agentes comunitários de saúde em suas áreas geográficas de atuação. Da calçada mesmo, a pelo menos 2 metros de distância, o agente faz uma série de perguntas sobre a rotina da pessoa e termina entregando um folheto que contém informações sobre a prevenção à doença. Durante a visita aos idosos, os agentes também atualizam os dados e entregam os medicamentos de uso contínuo que o idoso recebe gratuitamente da prefeitura. Caso tenha alguma dúvida sobre o serviço de saúde para atendimento coronavírus, a informação é dada na hora.
De acordo com a prefeitura, a atenção direta com a população idosa foi estabelecida desde o começo das ações da cidade. Assim que foi implantado o Comitê Gestor de Crise Covid-19, a administração municipal determinou a vacinação dos 17 mil idosos do município em casa e mandou fazer um selo para colar na porta de cada um. O adesivo alerta que naquele imóvel mora um idoso e sugere ao visitante adotar medidas preventivas a fim de proteger a saúde do morador.
Durante a visita aos idosos, os agentes também atualizam os dados e entregam os medicamentos de uso contínuo Foto: Divulgação/Prefeitura de Coronel Fabriciano.
VEJA TAMBÉM:
+ STF tenta mandar recado para às Forças Armadas contra “poder moderador.”
+ Coronavírus pode ter circulado na China desde agosto, diz estudo
+ Benefício emergencial não sacado de conta digital voltará ao governo
+ Diretor de hospital diz que 40% das mortes por covid-19 têm outras causas
+ Cancelados: mais de 170 mil perfis associados a campanhas chinesas de desinformação
+ Hospitais reforçam segurança após roubo de cadáveres
+ FGTS emergencial deve ser liberado pela Caixa na segunda-feira, por meio de aplicativo
+ Projeto pede doações para formação de 'agentes populares de saúde.'
+ Agentes de saúde levaram covid-19 a povos isolados, dizem indígenas; governo nega
+ Agências chinesas pagaram mais de 19 milhões de dólares para jornais americanos
+ Governador do RJ é denunciado à Organização Mundial da Saúde (OMS)
Paciente recuperado do COVID-19
A medida, aparentemente simples, levou segurança aos idosos e gerou impacto nos números. De acordo com a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, o município não tem pacientes idosos hospitalizados com a COVID-19 e nenhuma morte foi registrada até hoje. Nessa sexta-feira (5), o primeiro paciente curado com alta hospitalar deixou o Hospital Dr. José Maria Morais sob aplausos e lágrimas. Vanderlei Vítor de Miranda estava internado desde o dia 27 de maio e dedicou à equipe médica do hospital sua cura.
Estrutura pronta
De acordo com a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, com muita cautela e ações pontuais, o município tem conseguido manter a doença sob controle, permitindo a reabertura do comércio mesmo que ainda com restrições. O município mantém uma central de teleorientação por Whatsapp, que faz esclarecimentos sobre sintomas e oferece orientações, e uma unidade de referência para a primeira consulta e encaminhamento de casos suspeitos. A administração municipal reforçou que diante do atual cenário de contaminação comunitária do vírus, o recado principal para os idosos é que fiquem em casa e não saiam à rua sob nenhuma hipótese.
+ Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus.
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!