Idosa de 96 anos se recupera do coronavírus após ter 50% do pulmão comprometido
Após ter alta hospitalar, Jandira Picanço Furtado recebeu carinho da equipe de saúde. — Foto/Reprodução.
Idosa de 96 anos se recupera do coronavírus após ter 50% do pulmão comprometido
Agentes de Saúde - Após ter 50% do pulmão comprometido por conta do novo coronavírus, uma idosa de 96 anos de idade venceu a doença no Amapá. Jandira Picanço Furtado se tornou um caso particular em meio aos mais de 11 mil infectados no Estado e recebeu alta, nesta quarta-feira (3), depois de quase 20 dias internada, superando a expectativa de médicos e enfermeiros.
Sua neta, Amanda Furtado, de 27 anos, disse que os exames feitos antes da internação constataram que a doença apresentava estado avançado dentro do organismo da avó. Por essa razão, a família acredita que a providência divina teve relação para a melhora. "A gente fez uma corrente de oração forte em prol da saúde dela. Ela também pediu. Por várias vezes ela chegou a pensar que não ia aguentar porque sentia muitas dores. E era o maior comentário da equipe de médica e de enfermagem que ela não ia sobreviver pelo fato dela ter chegado muito debilitada", contou.
VEJA TAMBÉM:
+ George Floyd estava infectado com novo coronavírus, revela autópsia
+ Época - Pesquisa revela pessimismo entre médicos sobre pico de casos de coronavírus
+ Pastor lidera multidão em queima de máscaras: ‘Deus não se agrada de medrosos’
+ RedeTV! Saiba como contestar resultado do cadastro do auxílio emergencial
+ Agentes comunitários de saúde reclamam da falta de equipamentos de proteção
+ Hackers expõem dados pessoais da família Bolsonaro e de aliados
+ Covid-19: quais as recomendações sobre as ações de Vigilância à Saúde pela APS?
+ Pesquisa Datafolha indica que 67% diz que têm orgulho de ser brasileiro
+ Senado faz consulta pública sobre o limite de barulhos emitidos por igrejas
+ Amazonas iniciou a retomada gradual de atividades não essenciais
Durante o tempo de internação, a família e os profissionais não contaram a ela que tinha sido infectada com o novo coronavírus, para preservar a saúde de Jandira, que também tem ansiedade. A idosa foi detectada com a doença no dia 11 de maio, após uma das filhas também ter contraído a covid-19. Dois dias depois, ela deu entrada em um hospital particular de Macapá, mas esperou na unidade até o dia 15 por um leito clínico, em que ficou respirando com apoio de oxigênio.
Após a recuperação, a idosa ficou com cicatrizes no pulmão e terá que fazer fisioterapia respiratória. Porém, o período de transmissibilidade já passou e Jandira pôde retornar para junto dos familiares. Ela gravou um depoimento e disse que não vai deixar se abater pela doença.
Até esta quarta, o Amapá registrava 247 mortes pela covid-19 e 11.107 pessoas infectadas. No Brasil, as secretarias de saúde pelo país registravam mais de 32,6 mil mortes e cerca de 584,5 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
+ Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus.
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!