Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias que faleceram no enfrentamento da Covid-19. — Foto: Conexão Notícia.
Negligência que mata: Mais um relatório de agentes de saúde (ACS/ACE) que foram vítimas da Covid-19
Coronavírus — Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias tem se queixado nas redes sociais sobre a falta de EPI's - Equipamento de Proteção Individual, inclusive, há registro de casos que a categoria tem sido obrigada a trabalhar sem essa proteção, o que caracteriza negligência de prefeitos e secretários de saúde no enfrentamento da Covid-19.
Em matéria que publicamos recentemente foi denunciado o caso da agente comunitária que foi testada positivo para coronavírus (ela estava infectada) e, mesmo assim, estava sendo obrigada a trabalhar, quando o protocolo estabelece a quarentena.
Em matéria que publicamos recentemente foi denunciado o caso da agente comunitária que foi testada positivo para coronavírus (ela estava infectada) e, mesmo assim, estava sendo obrigada a trabalhar, quando o protocolo estabelece a quarentena.
A cobertura do casos dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) é uma tarefa bastante desconfortável, contudo, as categorias que integram essa cobertura precisam se manter informadas sobre os fatos que as afetam.
Casos de óbito registados recentemente
De acordo com a SMS, Tânia foi atendida na UPA dos Barris no dia 23 de maio. Em seguida, ela foi regulada para o Hospital do Subúrbio. Ela estava bem até a terça-feira (2), se alimentando e usando máscaras de oxigênio. Na quarta-feira (3), Tânia piorou, foi entubada e foi a óbito na quinta-feira (4) à noite.
De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) divulgado no domingo (7), 38 agentes de combate a endemias e 86 agentes comunitários de saúde estão infectados com o coronavírus na Bahia.
Início do drama da categoria na Bahia
A primeira morte de agente de endemias registrada em Salvador foi a de Jacome Eduardo Brito, de 55 anos. Ele era asmático e estava internado em um hospital da rede particular desde o dia 15 de maio. Jacome morreu no dia 26 de maio.
A segunda morte foi de Janete Oliveira Santos, de 39 anos, e também trabalhava na linha de frente do combate ao coronavírus. Ela era hipertensa e também trabalhava como agente de endemia desde 2008.
Agente Comunitário de Saúde Elza trabalhava na Prefeitura Municipal de Bonito (BA) e a informação de falecimento foi divulgada por Márcia Novaes, no último dia 7 de junho. A cauda do falecimento e demais detalhes deste caso não foi confirmado.
VEJA TAMBÉM:
+ COVID-19: Monitoramento dos casos de infecção de ACS/ACE
+ Seminário Jurídico on-line para Estratégias e desafios na atuação dos ACS/ACE
+ Agente de endemias morre com Covid-19 em Salvador
+ MG Novos agentes de saúde (ACS/ACE) garante reforço da Atenção Primária
+ Francisco Beltrão: Agentes comunitários ganham tablets para trabalho nos bairros Saúde
+ JASB - ALAGOAS: Nota de Repúdio dos Servidores Públicos Municipais de Rio Largo
+ R$ 1,2 bilhão: SUS ganha reforço na identificação precoce de casos de COVID-19
+ Documentos vazados questionam o anúncio do `paciente zero’ em província da China
+ Idosa de 96 anos se recupera do coronavírus após ter 50% do pulmão comprometido
+ Brasília: O congelamento de salários dos servidores e os agentes de saúde (ACS/ACE)
O falecimento de Francisco Odelito Santana, Agente de Combate às Endemias do Município de Salvador, que atuava no Distrito Sanitário de Itapagipe integra a triste estatística da capital baiana.
Francisco veio de uma vitória contra um câncer de pulmão, era grupo de risco e estava com os sintomas da COVID-19. Ele realizou exame no HapVida é estava aguardando resultado, quando veio a óbito. A publicação deste óbito ocorreu no dia 31/05.
Rio Grande do Norte
O agente de combate às endemias José Paixão. Além de trabalhar como agente de combate às endemias de Mossoró, RN, José buscava complementar a renda como maqueiro da UPA do BH. Vítima da Covid-19. Publicado no grupo da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde no dia 6 de junho.
Ceará
A agente comunitária de saúde Maria Inês Silva Bezerra, trabalhava na UAPS Ivana Paes na Regional III. Faleceu no dia 19/05, após alguns dias internada por decorrência da Covid-19. Uma pessoa extremamente querida, colega exemplar. Informações repassadas no dia 19 de maio pelo Sinasce.
Alagoas
O agente de combate às endemias Joel André de Aguiar residia e atuava no Município de Maceió e também foi vitimado do coronavírus.
Conforme informações a que tivemos acesso, Joel era uma pessoa admirável sempre muito tranquilo, aconselhador e presente nas lutas da categoria.
Informações repassadas no dia 29 de maio pelo SINDAS/AL.
Que O Eterno criador, O Altíssimo Deus conforte os corações de todos os familiares e amigos, assim como de todos os colegas.
Veio a óbito, após acidente
O agente de combate às endemias Francisco Lima Melo era do DTE Regional V. Faleceu em decorrência de um acidente automobilístico.
Conforme informações divulgadas pela entidade sindical que o representava era um exemplo de profissional e amigo. Informações divulgadas pelo Sinasce, no dia 26 de maio.
Luisa Candida. — Foto: Conexão Notícia.
A agente comunitária de saúde Luisa Candida, que trabalha na UBS de Jaguaribe, Prefeitura da Ilha de Itamaracá (PE), testou positivo, contudo, está curada. Confira a declaração que ela fez hoje (09/06) na comunidade da Mobilização Nacional:
"Bom dia companheiros e companheiras, quero informar a todos que, meu exame ( sorologia ) para covid 19, deu positivo, mas para honra e glória ao senhor estou curada, um mês hoje, quero agradecer aos colegas q sábia e a minha família e amigos q oram e rezaram pra mim, ao receber o resultado tive um momento de muito choro e ao mesmo tempo de alegria de está contando a história uma história não muito boa, mas da experiência de passar por um isolamento necessário para poder hoje , agradecer a Deus pela minha cura, agradecer aos meus amigos médicos dr. Sivaldo Araujo e a minha médica da minha equipe dra. Patricia, que soube com carinho e amor me conduzir , para q eu pudesse ficar boa. Obrigado à todos do fundo do meu ❤ minha equipe da ubs de jaguaribe, ilha de Itamaracá, PE. Deus abençoe a todos.🙏🙏🙏🙏🙏 — sentindo-se abençoada em Onde O Amor De Deus Se Faz Presente."
Atenção!
*Para nos informar casos de óbitos entre ACS/ACE, use esse formulário online, aqui!
*Para acessar o Monitoramento sobre a Covid-19 entre a categoria, acesse aqui!
+ Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus.
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Brasil | Mundo | Coronavírus | Solidariedade | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Fé
Ministério da Saúde | Agentes de Saúde | Tecnologia | Gospel | Saúde | Dinheiro | STF
Faça o seu comentário aqui!