Mais um agente de saúde é agredido enquanto trabalha em barreira sanitária.
Mais um agente de saúde é agredido enquanto trabalha em barreira sanitária.
Agentes de Saúde - As barreiras sanitárias têm representado um sério problema aos agentes de saúde. Agressão e contaminação são duas ameaças comuns nesses locais.
Um agente de de saúde (ACE - agente de combate às endemias), ligado à Secretaria Municipal da Saúde de Gandu (BA), foi agredido durante trabalho de fiscalização pelo dono de uma empresa de transporte alternativo. O servidor público foi atacado enquanto média a temperatura corporal de motoristas, que passavam pela barreira, instalada na entrada principal da cidade.
Segundo testemunhas, a agressão se deu após o empresário tentar passar pela barreira sem a medição de sua temperatura, o que não é permitido.
Ainda de acordo com informações, o homem envolvido na agressão, já vinha se queixando de medidas tomadas pela prefeitura em relação a entrada de veículos no município, já que ele tem uma empresa de transporte que regularmente faz viagens entre São Paulo e a Bahia.
O servidor agredido prestou queixa e o empresário foi ouvido no final da tarde de ontem.
Em nota, o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias – SINDACSE/Gandu, repudiou a agressão e informou que todas as medidas seriam tomadas, junto à polícia e prefeitura de Gandu. A nota também foi endossada por membros da APLB/Gandu.
Veja também:
+ CNN: Covid-19 poderá fazer estados atrasarem salários de servidores até o fim do ano
+ O coronavírus e a ilusão do isolamento
+ Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
+ Bispo italiano: “6 milhões de abortos também são uma pandemia!”
+ UNA-SUS lança o primeiro de uma série de cursos para o enfrentamento da COVID-19
+ Cursos gratuitos com certificados: São três micro cursos, com conteúdo 100% online
+ Prefeito abre processo administrativo contra 18 agentes comunitários de saúde
+ Limão com bicarbonato não cura covid-19 e pode fazer mal à saúde
+ Pesquisadora de Havard aponta ACS/ACE como Solução no combate ao Coronavírus
+ Enfermeiro se recupera da Covid e volta ao trabalho
+ Esquecidos: Agentes de Saúde são peças fundamentais no combate ao Coronavírus
+ COVARDIA: Agente de saúde é derrubada da moto, agredida e ameaçada
O prefeito Leonardo Cardoso, ainda não se manifestou sobre o ocorrido. Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela continua a ser crime, conforme previsão do art. 331 do Código Penal.
A agressão de agentes de saúde (ACS ou ACE) se tornou algo recorrente nas barreiras sanitárias. Outro fato recorrente, também é o posicionamento omisso das prefeituras, que obriga os agentes de saúde para trabalhar e nem mesmo se manifesta ou se posiciona nestes casos.
A agressão ocorreu na tarde de sexta-feira, (15).
Sobre os casos de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, contaminados por Covid-19, acompanhe o monitoramento, aqui!
Faça o seu comentário aqui!