ONU considera termos como “marido” e “esposa” ofensivos e indica linguagem de gênero neutro
ONU considera termos como “marido” e “esposa” ofensivos e indica linguagem de gênero neutro
Fonte: Guiame/ Com informações do The Blaze. — Publicado no CN em 24.maio.2020.
Fonte: Guiame/ Com informações do The Blaze. — Publicado no CN em 24.maio.2020.
Mundo - A Organização das Nações Unidas recomendou em seu perfil do Twitter a adoção de uma linguagem de gênero neutro para não soar ofensivo
A ONU está recomendando que as pessoas "escolham cuidadosamente suas palavras" para garantir a felicidade e aceitação em um "mundo mais igualitário". Na última segunda-feira (18), a Organização das Nações Unidas twittou um breve “guia” para orientar sobre essas escolhas.
"O que você diz é importante. Ajude a criar um mundo mais igualitário, usando linguagem neutra em termos de gênero, se não tiver certeza sobre o gênero de alguém ou se referir a um grupo", diz a legenda do post, acompanhando uma breve lista com exemplos de algumas alterações para tornar as palavras mais “adequadas”.
Esse direcionamento inclui o uso de “ser humano” em vez de “homem”; "cônjuge" em vez de "marido" ou "esposa"; "nome de família" em vez de "nome de solteiro(a)"; e outras mais que correspondam a uma "linguagem de gênero neutro".
Help create a more equal world by using gender-neutral language if you're unsure about someone's gender or are referring to a group. https://t.co/QQRFPY4VRn #GenerationEquality via@UN_Women pic.twitter.com/koxoAZZuxq
— United Nations (@UN) May 18, 2020
O tweet gerou grande repercussão e, no momento da redação deste artigo, ganhou mais de 34.000 comentários, sendo muitos deles com críticas à ONU.
Um dos críticos à medida foi o jornalista Paul Sacca, do site americano ‘TheBlaze’, que lembrou a ONU que em 2018, a própria organização compartilhou uma citação aparentemente “arcaica” do ex-secretário geral das Nações Unidas, Dag Hammarskjöld.
A citação dizia: "A ONU não foi criada para levar o homem ao céu, mas para salvar o homem do inferno".
Veja também:
+ Mais de 9 milhões de pedidos de auxílio estão em análise na Caixa
+ Celebridades que hoje trabalham em empregos comuns
+ CORONAVÍRUS: A grave ameaça às atividades dos profissionais de saúde
+ Profissionais da saúde incapacitados pela covid-19 podem vir a ser indenizados
+ Abuso? Câmara aprova plano de saúde vitalício para ex-deputados em plena pandemia
+ Curada, 1ª agente de saúde indígena com Covid ajuda seu povo em área crítica no AM
+ Celebridades que hoje trabalham em empregos comuns
+ Ana Furtado revela que a filha superou ansiedade causada por quarentena
+ Xuxa e Junno fazem campanha em prol de santuários de animais no Brasil
Outro comentário de usuário de mídia social amplamente compartilhado acrescentou: "Estou tão feliz por ser HOMEM. Deve ser repugnante ser O PRESIDENTE desse grupo. Talvez algum DEPUTADO faça algo a respeito. Se um HOMEM DE NEGÓCIOS fez isso, ele está sem emprego. Pelo menos UM POLICIAL me protegerá".
“Não há literalmente nada de errado com esses termos. A ONU só quer vigiar os idiomas do mundo inteiro! A ONU deve se concentrar em questões que realmente importam neste mundo, como a pobreza causada por ditadores socialistas e comunistas como @NicolasMaduro e não em uma 'linguagem de gênero’", comentou outro usuário.
+ Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus.
Faça o seu comentário aqui!