Ceará registra 5 mortes de enfermeiros com Covid-19 e tem 2º maior número de infectados no Nordeste
O levantamento nacional foi realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). — Foto/Reprodução.
Ceará registra 5 mortes de enfermeiros com Covid-19 e tem 2º maior número de infectados no Nordeste
Um levantamento nacional do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) revelou que, até agora (conforme divulgação do dia 07/05), o Ceará registrou cinco mortes de profissionais da Enfermagem contaminados com o novo coronavírus e 119 casos confirmados da doença. Além disso, 564 enfermeiros estão afastados devido aos sintomas da Covid-19 e aguardam resultado dos exames. No Nordeste, o Ceará é o 2º com mais confirmações e fica atrás apenas da Bahia, onde há 144 casos confirmados da Covid-19.
Entre os casos confirmados, 115 profissionais estão em quarentena domiciliar e os outros quatro enfermeiros estão hospitalizados devido à doença, como registra a plataforma Observatório da Enfermagem, atualizada a cada 24h pelos profissionais responsáveis das unidades hospitalares.
Os números em destaque estão relacionados às condições em que os profissionais da saúde enfrentam no cotidiano de combate à pandemia, como analisa Ana Paula Brandão, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren). Nós acreditamos que o fato de estarmos como o primeiro em mais número de casos seja pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ausentes, além da (boa) quantidade de testes, pondera.
Entre as consequências dos afastamentos dos enfermeiros está a diminuição da oferta de profissionais com experiência. O que preocupa muito é que esses profissionais que estão sendo afastados hoje são os que detém a maior expertise no cuidado da terapia intensiva. A maioria tem especializações e estudos no atendimento ao paciente que precisa de cuidados intensivos, acrescenta Ana Paula.
Somando os casos confirmados e suspeitos, o Ceará é o estado mais atingido da Região com 689 enfermeiros monitorados, seguido por Pernambuco, onde são 428 casos e Bahia com 389 profissionais. Em relação aos óbitos, o Estado está em 2º com cinco mortes, atrás de Pernambuco onde foram sete óbitos. Bahia, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte tiveram um morte em cada. Ainda são analisadas dois óbitos no Nordeste para a confirmação da doença.
Veja também:
+ Agente Indígena de Saúde morre logo após ser diagnosticada com covid-19
+ População passa fome, mas prefeituras não dialogam, denunciam entidades
+ Caixa vai mudar pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600
+ Golpe promete liberar saque do FGTS em troca de compartilhamento de mensagem
+ Hashtag “Obamagate” está entre as mais tuitadas do mundo após post de Trump
+ Cofen vai à Justiça para preservar profissionais integrantes dos grupos de risco
+ Sem pedir permissão, centenas de igrejas da Califórnia planejam reabrir em 31 de maio
+ Itália inicia tratamento em massa com o uso precoce de hidroxicloroquina
+ Confira as histórias de pessoas lutam contra o desemprego em meio à pandemia
+ Inglaterra substitui o slogan “fique em casa” por “fique alerta”
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou, por meio de nota, que adota todas as recomendações do Ministério da Saúde (MS) na prevenção e controle da Covid-19 entre os seus profissionais da saúde. A Pasta também acrescentou que “as medidas vão desde o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), testes rápidos para diagnóstico da doença, apoio psicológico e vacinação contra gripe H1N1”.
Foram notificados 73 afastamentos de profissionais de enfermagem por Covid-19, sendo 12 casos confirmados e um óbito, da rede pública administrada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A Secretaria afirmou, por nota, que os afastamentos não atrapalham o atendimento, além de ressaltar a compra de 270 toneladas de EPI para atender as unidades hospitalares com referência no atendimento a casos de Covid-19. Os materiais são distribuídos para todos os municípios.
No Brasil (dados de hoje, 11/05)
O Estado de São Paulo só vai flexibilizar as medidas para combater o novo coronavírus se a ocupação de UTI ficar abaixo de 60%, afirmou nesta segunda-feira o Governo João Doria. São Paulo, epicentro da pandemia no Brasil, registrou um total de 46.131 casos e 3.743 óbitos por coronavírus. Foram 687 novos casos e 34 novas mortes nas últimas 24 horas. Em meio a pedidos de estudantes pelo adiamento da prova em razão da crise sanitária, foram abertas nesta segunda-feira as inscrições para o Enem. Também a partir desta segunda, grávidas, crianças menores (de seis meses até seis anos) e pessoas com deficiência podem se vacinar contra a gripe —a imunização não protege contra a covid-19, mas visa aliviar o sistema de saúde e facilitar o diagnóstico do novo vírus.
+ Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus.
Brasil | Mundo | Coronavírus | Justiça | Economia | Governo | Brasília | Prefeitura | Fé
Faça o seu comentário aqui!